Início > O holandês, Típico holandês > Na Holanda todo mundo fala holandês

Na Holanda todo mundo fala holandês

02 - 02 - 2007

gesprek.png“In Nederland spreekt iedereen Nederlands”
Numa das primeiras aulas de holandês, esta frase estava lá no livro didático. A professora, uma senhora conservadora, muito enérgica e engraçada, riu da frase “na Holanda todo mundo fala holandês” e explicou que “isto não é verdade”. Em seguida, discorreu sobre toda a história da imigração turca e marroquina, a dificuldade que estes imigrantes têm em se integrar à vida na Holanda. E esta é uma enorme discussão por aqui…

Que língua é essa?
Se você está em Amsterdã e não domina o holandês, quando escuta as pessoas na rua conversando, sempre se pergunta se aquilo é o idioma do país, um dos dialetos existentes ou se é a língua natal do imigrante ou turista. No centro, a maioria dos cardápios de bares e cafés é em inglês. Também não é raro ouvir português, que pode ser de qualquer lugar do Brasil, Portugal, Cabo Verde ou até mesmo romeno, que, embora não seja português, se prestarmos atenção até é possível entender algumas palavras.

Hablando
Um colega brasileiro que mora por aqui costuma dizer aos nativos que holandês e alemão são a mesma coisa. Ao que eles respondem, muito sérios e indignados, que são línguas distintas, ele esclarece que o mesmo acontece com o português e o espanhol. Não raro, quando digo que sou do Brasil, os holandeses começam a “hablar” comigo achando que estão falando minha língua materna.

Holandês é difícil?
Não acho este idioma difícil, mas diferente. Para nós é muito comum poder usar outros idiomas para nos comunicar por aqui e, portanto, difícil aprender holandês quando se tem pouca oportunidade de usá-lo. A sugestão da minha primeira professora vale pra todos nós que estamos a pouco tempo nos Países Baixos: falar holandês pelo menos por uma hora na parte da manhã e outra hora na parte da tarde.

  1. 03 - 02 - 2007 às 8:21 pm

    Ainda estou curioso sobre O QUE realmente vai tratar este blog, viu. E note que o meu site já está no ar =) embora só tenha artigos de tecnologia (em inglês) e os meus antigos textos do vvvvv lá.
    :***

  2. 04 - 02 - 2007 às 4:46 pm

    É, na verdade uma boa pergunta… é um projeto antigo, uma continuação do meu outro blog (o malas prontas). Estou colocando primeiro textos que faz tempo que escrevi, meio que pra testar o blog, mas também pra pensar O QUE realmente quero com este blog! hihihi
    x
    x
    x

  3. 04 - 02 - 2007 às 7:24 pm

    Dani,
    que delícia de texto! Ensina bem mais sobre Amsterdam do que ler aqueles guias da Michelin ou da PubliFolha!!!!!!!! já pensou essas crõnicas num artigo para uma Reader’s Digest? adorei, e vc sempre muito criativa! muito irônica e leve, bem cômica! Texto muito agradável, delicioso mesmo!!!! ebaaaaaaaaaa
    bjão
    Ruy

  4. 06 - 02 - 2007 às 2:56 pm

    Essa questão da imigração é geral pela Europa, né Dani?
    Aqui tbém têm muitos marroquinos, albaneses, romenos … e são mal vistos pela população em geral, porque a ‘media’ mostra somente as arruaças que alguns fazem. Mas, por outro lado, os trabalhadores sérios contribuem, e muito, para a economia do país.

    Sabe que cheguei a pensar em aprender romeno? De tão parecido que é com o italiano tbém. Lí que ‘a maioria das palavras do vocabulário romeno (em torno de 75%) são de origem latina, mas a língua contém muitas palavras tomadas dos vizinhos eslavos e também do francês, italiano, alemão, húngaro, turco e inglês.’

    Essa questão de acharem que no Brasil se fala espanhol, é fogo!
    Te contei que qdo fui pros EUA, além de pensarem que o idioma era o espanhol, tbém me perguntaram se no Brasil se falava francês, ou se tinha um idioma próprio (!!!)?
    Uga-buga!

    Beijinhos!

  5. Charles
    14 - 03 - 2009 às 4:42 pm

    Na Holanda Nao Existe Lingua Holandes eles fala A Lingua Espanhola

    • PRISCILA
      21 - 05 - 2010 às 10:53 pm

      SERIO!!!EU N SABIA

  6. kessiane
    29 - 01 - 2011 às 3:54 pm

    bem interessante esse comentário sobre a Holanda,mas gostaria que vocês escrevessem uma matéria sobra Brasileiros na Holanda,me diga como os Brasileiros convivem nesse lugar.

    • 31 - 01 - 2011 às 2:10 pm

      Oi Kessiane, comecei o submarina para compartilhar como eu experiencio viver na Holanda, tendo como bagagem cultural a minha vida no Brasil. Assim, registro por aqui o que vejo, ouço, vivencio na Holanda e que, na minha opinião, pode ser interessante compartilhar com outras pessoas que falam português.
      Espero que me compreenda!
      Abraços,

  7. ruicampi1112
    13 - 04 - 2011 às 3:57 am

    Sim realmente para aprender o Holandês deve-se desinibir e não ter medo de cometer erros.Os Holandeses são não só pessoas compreensivas como adoram ajudar a falar a sua lingua.

    Muito bom
    Rui de Campos

  8. 03 - 08 - 2011 às 1:53 am

    Só que o Rui é meu marido, e não me ensina a falar o idioma holandês.Procuro um professor.
    Rosa de Campos

  1. 05 - 12 - 2007 às 12:33 pm
  2. 17 - 02 - 2008 às 7:37 pm
  3. 03 - 08 - 2008 às 2:34 pm
  4. 07 - 12 - 2008 às 4:43 pm
  5. 16 - 02 - 2010 às 10:18 pm
  6. 03 - 04 - 2011 às 2:56 pm
Os comentários estão desativados.
