Início > Holanda, Típico holandês > Pão com tudo

Pão com tudo

09 - 03 - 2007

Penso que seria uma festa se eu me mudasse para a Holanda ainda criança. Na minha infância, gostava muito quando minha mãe me liberava de um almoço (arroz, feijão etc) e deixava eu comer lanche. Aqui almoço é lanchinho!

Ande no centro de Amsterdã, entre meio dia e três da tarde, e verás muita gente tirando um pãozinho de dentro da bolsa. Parece que ninguém sai desprevenido!

Pão com ovo

Todo mundo deve estar sempre apressado, já que para muitas pessoas o almoço é feito enquanto se espera o transporte público ou mesmo dentro dele – já vi gente se deliciando com pães ou frutas em metrôs, bondes e trens. E como os holandeses podem fazer tudo em cima de uma bicicleta, é claro que eles também lancham pedalando!

A primeira vez que meu namorado me convidou para almoçar perto do trabalho dele, antes de entrarmos no restaurante ele falou, um pouco envergonhado: “mas nós não temos almoço aqui, só lanches”. Pois é, “self service” de pães! Você pode escolher entre um sanduíche pronto ou preparar a sua refeição, com diversos tipos de frios, saladas e pães.

Se algumas pessoas no Brasil estranham quando alguém come pão com banana, com leite condensado ou com margarina e açúcar é porque elas não sabem que nos Países Baixos se pode colocar tudo em cima do pão: desde os tradicionais frios, geléias, pastas de amendoim (pindakaas), mel e até mesmo ovo cozido ou frito, rabanete, tomate, saladas, chocolate granulado (hagelslag) e morangos. Arenque com cebolas e pedacinhos de pepino em conserva se coloca dentro do pão (o famoso broodje haring) e pode ser encontrado nos quiosques de rua.

Você até encontra pão francês, mas a especialidade são os pães de forma. Pães brancos ou pretos, pão de milho ou de leite, com cerais, frutas cristalizadas, ervas, geralmente pães muito “fibrosos”.

Meu estômago se adaptou – e até funciona melhor – com estes pães, mas agora entendi porque as brasileiras que vivem na Holanda passam a se preocupar mais com a balança…

  1. 10 - 03 - 2007 às 1:29 am

    ahahaha que ótimo! Acho que vou gostar da Holanda, quando aparecer por aí, mas a minha balança é que vai ficar triste, ehehehe… 😀
    :***!

  2. 17 - 03 - 2007 às 9:48 pm

    Acho que capoeira tem muita gente, Dani, toda a tradição de dança de roda e tudo o mais me afasta um pouco. Eu só quero descontar um pouco de raiva acumulada enquanto me exercito, mesmo, ehehehe +D
    E, óbvio, você tá entre os 10 melhores amigos, né? tsctsc. =)
    Bjs!

  3. 23 - 05 - 2007 às 1:53 pm

    Adoro pão com tudo! O Paolo acha super estranho as misturadas que faço, e olha que não devem ser nada demais comparadas com as dos holandeses, pelo que vc fala. 🙂
    Bjs!

  1. 13 - 01 - 2008 às 7:05 pm
  2. 05 - 11 - 2009 às 9:39 am
Comentários encerrados.
