Início > Holanda > OV fiets

OV fiets

12 - 03 - 2007

Os meus meios de transporte favoritos na Holanda são a bicicleta e o trem.

A bicicleta nunca atrasa e só dependo das minhas pernas para chegar no horário (e aqui na Holanda o povo leva este lance de compromissos a sério!).

Embora de vez em quando, o trem atrase uns cinco, dez minutos, as linhas ferroviárias cobrem o país todo. O fato de o país ser relativamente pequeno ajuda bastante, claro. De Maastricht (bem no Sul) à Groningen (bem no Norte) são cerca de quatro horas e meia de trem.

OV-fietsImagine viajar o país todo de trem e sempre ter uma bici te esperando na estação!

Isso é possível com a OV-fiets. OV é a sigla em holandês para transporte público. Fiets, sim, é um dos nomes de bicicleta em holandês (o outro é rijwielen). Hoje esqueci a chave da minha bici de Hilversum (também tenho uma bici na cidade onde eu trabalho). Por sorte, lembrei-me que era sócia da OV fiets.

Me dirigi à bicicletaria que funciona no mesmo prédio da Estação e peguei uma bici. O moço escaneou o código de barras do meu cartão, bem como o da chave da bici e pronto! Por €2,85 posso ter a bici por 20 horas! Bem mais barato do que o aluguel de uma bicicleta “particular” ou mesmo do que uma zona, ida e volta de ônibus, trem ou metrô. E mais saudável!

Não quero ficar fazendo propaganda para a OV Fiets, mas são tantas as vantagens que virei fã do serviço.

Categorias:Holanda Tags:,
  1. 12 - 03 - 2007 às 10:32 pm

    Como nossa imaginação trabalha acelerada né?

    Quando li o título do post logo pensei em algum prato provindo de ovos…

    Bah! Que viagem a minha!

  2. 12 - 03 - 2007 às 10:41 pm

    pode deixar, senhor fominha! Da próxima vez posto uma receita! hahahahah
    E este Bah??? estou começando a desconfiar que tu não é nem batateiro, nem ceboleiro… tu é chegado num chimarrão, guri? 😉

  3. 13 - 03 - 2007 às 9:15 am

    Bom isso hein? Eu estaria perdido, ando sedentário demais para bicletas… =(
    :*!

  4. 14 - 03 - 2007 às 9:55 am

    O “Bah” é familiar mesmo! Eu sou a primeira geração de Venancio que nasceu em São Paulo – Santo André vai. O restante é barriga verde!

  5. 18 - 03 - 2007 às 12:05 am

    tudo bem, que estou achando, que vc está dando um trampo de marketing para a OV Fiets, rrrsss…mas, já me vendeu a idéia. seria ótimo ter um lance assim aqui. Eu que moro na casa do chapéu e acabo me atrasando pr tudo…Te contei que estou fazendo dança? To fazendo Butô na fundação Japão e chego sempre atrasada, rrrsss eu e uma galera. Um dia desses uma japa da administração pediu pr gente tentar chegar no horário, que no Japão todos são pontuais, mó vergonha!!!
    bjoss

  6. 23 - 05 - 2007 às 2:00 pm

    Muito bom esse sistema, heim, Dani?
    Deve facilitar bastante mesmo.
    Bjs!

  7. 23 - 05 - 2007 às 5:46 pm

    Sim, Eli. Neste final de semana, fui a Haia e também usei uma OV Fiets. Além de ser um meio de transporte ecológico, fiquei com a sensação de morar na cidade. De carro ou de ônibus você nunca “sente” a cidade… e de bici é ma-ra-vi-lho-so… fora a sensação de liberdade… sou totalmente pró OV Fiets…

  1. 16 - 05 - 2007 às 3:06 pm
  2. 14 - 01 - 2008 às 9:29 pm
  3. 04 - 05 - 2009 às 7:44 pm
  4. 16 - 08 - 2009 às 9:27 am
  5. 01 - 05 - 2010 às 10:14 pm
  6. 08 - 07 - 2011 às 10:16 pm
Comentários encerrados.
