Início > Holanda, O holandês, Típico holandês > A semana do livro acabou…

A semana do livro acabou…

26 - 03 - 2007

Até 24 de março, quem comprasse um livro ou pegasse um emprestado na biblioteca ganhava o livro A Ponte (De brug). Pelo que ouvi por aí, Geert Mak conta, neste livrinho, o que se passa na ponte de que liga a Europa à Ásia e fica em Istambul.

No primeiro domingo desta semana (que dura 10 dias!) ler um livro servia como bilhete no trem para viajar de graça o país inteiro. Ou seja, quem mora em Amsterdã e decidiu fazer um bate-volta na charmosa Maastricht (2h30 de viagem de trem) economizou 38,60 euros se estava com um livro na mão!

Gosto muito da iniciativa de divulgar literatura e incentivar a venda de livros. Tive a sorte de, justamente nesta semana, ter de comprar um livro para a aula de redação. Ganhei o livro-presente, que também está disponível em turco, mas preferi a versão em holandês, acredito ser mais fácil…

Parece que nestes dias o periscópio da batateira estava navegando em outros mares… aqui tem uma matéria sobre a edição passada, com mais detalhes sobre esta tradição, típica holandesa, que já existe há mais de 70 anos.

Anúncios
  1. 27 - 03 - 2007 às 12:22 pm

    Oi Daniela,

    Obrigada pela visita! Olha gsotei do seu cantinho também 🙂

    Escrevi sobre a Boekenweek lá no Brasileiros na Holanda, aderi à promoção e o meu “De Brug” está guardadinho na estante, na fila de livros a serem lidos.

    Bj

  2. 01 - 04 - 2007 às 8:19 am

    Interessante isso =)
    É um incentivo real para as pessoas lerem… ou ao menos, fingirem que lêem, rs
    :*** Dani! (e sim, AINDA estou em SP… sem comentários)

  3. morganusvitus
    04 - 04 - 2007 às 2:30 pm

    The site looks great ! Thanks for all your help ( past, present and future !)

  4. 05 - 04 - 2007 às 2:30 am

    Olá, queria dar-te os parabéns pelo teu blog, e já agora convidar-te a visitar o meu: É a história de um músico. que decide partir pela Europa em busca de Fama e Fortuna. (www.demonislandtour.wordpress.com). Um verdadeiro filme!

    Ainda chega a Espanha mas apaixona-se, fica sem dinheiro e tem de de voltar para trás. depois arranja um emprego numa empresa de cafés, onde está neste momento a tentar ganhar o suficiente para se fazer de novo à estrada.

    Em paralelo também se conta a história do órfãozinho Fritz Kahn, que decide partir em busca da sua mãe, com a sua fiel companheira Snarky (uma cadelinha preta). Cai dentro de um poço e é salvo por um pássaro Mitológico chamado Debicronije, que salva os órfãos em apuros mas que lhes pede sempre o que eles têm de mais importante. No caso do Fritz foram os laços mágicos de amizade que o uniam à Snarky. A debicronije transforma o Fritz num porquinho com asas, que foge da terra de Nonamor (A terra da debicronije, onde o feio é o bonito). A caminho de casa, ajudado por uma andorinha que o levava em direcção à Primavera é caçado pelos monges do templo Nandi, que utilizam porquinhos com asas nas suas corridas de toiros.

    Enfim. É uma longa história, mas divertida. faz-me uma visita em http://www.demonislandtour.wordpress.com

  5. 23 - 05 - 2007 às 2:38 pm

    Tbém gostei muito da iniciativa, Dani.
    Precisava de uma dessas por aqui.
    De acordo com uma pesquisa, os italianos não têm o hábito da leitura.
    Só lamento por eles, não sabem o que perdem!
    Bjs!

  1. 28 - 03 - 2011 às 11:11 am
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: