Dropjes

09 - 04 - 2007

Eles estão na boca de holandeses e holandesas de todas as idades. São pretos e têm forma de moedas, ursinhos, jujubas, gatinhos, dominó etc. Podem ser doces, salgados ou mistos.

A primeira vez que vi, torci o nariz. Depois, peguei um, provei e, minutos depois, cuspi. Éca!!! O que é isso?

O sabor específico do drop vem da raiz do alcaçuz, que cresce em países quentes da Europa, tais como Grécia, Espanha e Itália.

Para obter o extrato do alcaçuz, limpa-se molha-se e corta-se as raízes em pequenos pedaços que serão finalmente cozidas. Depois, a polpa da raiz é colocada em formas, para secar. Os blocos assim formados possuem sabor forte.

A partir destes blocos, faz-se os dropjes, que são cozidos novamente, mas desta vez com água e todos os tipos de outros ingredientes, como a goma arábica e os sabores – de mel ou menta, por exemplo.

Na Holanda, consome-se 32 milhões de quilos deste confeito por ano. Com uma população de pouco mais de 16 milhões de habitantes, dá uma média de dois quilos de alcaçuz por habitante. E o mercado de dropjes movimenta anualmente cerca de 150 bilhões de euros!

ps: Estes dias estou meio sem tempo de produzir texto novo. Este, publiquei originalmente no Malas Prontas, em abril/2004, quando me preparava para mudar para a Holanda.

Anúncios
  1. 10 - 04 - 2007 às 8:31 pm

    e agora, vc descobriu a graça dos dropjes?
    eu continuo achando ruim, o aloysio também…
    já os stroopwaffle (?), hmmmm… e as panquecas enormes com maçã… e os granulados para o pão com manteiga… são uma delícia!!

  2. 11 - 04 - 2007 às 6:28 am

    Eu gosto de dropjes, só continuo fazendo caretas para os salgados-doces…

  3. 14 - 04 - 2007 às 1:44 pm

    Que blog interessante, descolado…inteligente!!! Eu não gosto dos dropjes não.Bah…eca…eca…e novamente eca!!!

  4. 23 - 05 - 2007 às 3:02 pm

    Esses dropjes são chamados, aqui na Itália, de Liquirizia.
    Pela descrição que vc fez, achei que se tratava da mesma coisa, daí pesquisando, verifiquei que o nome científico do Alcaçuz é Glycyrrhiza glabra, ou seja o mesmo que se usa na produçãos da Liquirizia. Eu detesto! Experimentei uma vez, pra nunca mais. Paolo gosta. E descobri que meu pai gostava tbém; qdo ele veio pra cá, comprou. 🙂
    Bjs!

    Mas olha o que achei a respeito do Alcaçuz:
    “O alcaçuz pode diminuir o apetite sexual dos homens. Essa foi a conclusão anunciada pelos pesquisadores iranianos da Universidade de Ciências Médicas Shaheed Beheshti, em um congresso farmacêutico da Grã-Bretanha.
    A substância adoçante, que é largamente empregada na fabricação de balas, doces, cremes dentais, chás, cigarros e medicamentos fitoterápicos, além de melhorar o sabor, têm influência direta na queda dos níveis de testosterona e por conseqüência, causam a perda de libido e mau humor.”

  1. 14 - 10 - 2007 às 11:13 pm
  2. 23 - 05 - 2009 às 4:55 pm
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: