Início > Holanda, Típico holandês > Lavar louça à holandesa…

Lavar louça à holandesa…

11 - 04 - 2007

“O que você acha da maneira que os holandeses lavam louça?”, me perguntou uma grande amiga brasileira, quando nos encontramos em Amsterdã. Ela, que tem amigo holandês dos tempos de universidade, também acha estranho eles deixarem resto de sabão em pratos e copos. “Mas o detergente deles é mais biodegradável”, justificou.

[splashcast QGMJ6761QO]

Para a minha mãe, “eles são mais econômicos e ecológicos”. E você, o que acha?

  1. 11 - 04 - 2007 às 9:30 am

    Oi Daniela, quando cheguei, estranhei muito a tal da escovinha e essa história de deixar o detergente na louça, que só tirado com o pano de prato. Só não me incomodou muito porque a lava-louça faz a maior parte do trabalho e também porque fizemos uma espécie de integração na nossa pia: a escovinha convive com a esponja superbem. Quanto ao detergente, ele fica ou sai a depender de quem lava as pouquinhas coisas que não podem ir na lavadora:)

    beijos

  2. 11 - 04 - 2007 às 9:03 pm

    hahaha!
    e vc, o que vc acha?
    ainda acho menos pior o método suíço, de passar a louça ensaboada numa bacia com água pelando, ela seca sozinha rapidamente no “escorredor”…

  3. 12 - 04 - 2007 às 7:22 am

    O vídeo não tá mais disponível =((

    Mas acho isso meio estranho e nada nada higiênico…

    :****

  4. 12 - 04 - 2007 às 8:08 am

    O vídeo está sim disponível! tente novamente, Fer. Desculpas pelo transtorno…. hihihi

  5. 18 - 04 - 2007 às 11:19 am

    Não acha os copos brilham muito mais, quando ensaboados e enxugados de pano ?

  6. Jan G
    03 - 05 - 2007 às 10:31 am

    Curti muito o artigo Dani. Há uns vinte anos um instituto de pesquisa aqui na Holanda verificou o negócio do sabão na louça. Conclusão era: se enxugar com pano de prato, não é nocivo à saúde. Problema que eu vejo é que muita gente aqui tem preguiça de fazer o ultimo, deixam enxugar ao ar com o sabão. aí…
    Eu prefiro o método suíço, lavar na bacia com detergente (ecológico – como no vídeo) mas depois enxaguar com água.
    O método brasileiro me parece ambientalmente ruinzinho, vai muito detergente pelo ralo da pia, a não ser que se use o sabão de coco.

    abração! Jan

  7. 23 - 05 - 2007 às 3:19 pm

    Sinceramente não sei se conseguiria fazer desse jeito.
    Sei que não podemos gastar muita água nos tempos atuais (tento abrir pouco), muito menos deixar cair muito detergente no ralo (compro os mais concentrados, uma gota já rende bem), como bem falou seu amigo Jan, mas eu lavo insistentemente copos e pratos. Não deixo nem uma gota de sabão.
    Bjs!

  8. 29 - 07 - 2007 às 10:45 am

    Dani,
    Ainda estou morrendo de rir …. vc fez um vídeo do Vincent lavando louça a holandesa …. kkkkkkkkk, D++++
    Acho que ele deu uma caprichada extra, viu …. lembro que na casa dos meus sogros era só uma lavadinha de leve nào tinha essa esfregação nào ….. graças a Deus hoje todos temos máquina de lavar (meu sogro e nós!)
    Bjs Saudades !!! Precisamos marcar logo algo. Essa sua agenda ocupada…
    Bjs
    Si

  1. 16 - 08 - 2007 às 4:41 pm
Comentários encerrados.
