Moinhos***

15 - 04 - 2007

“Deus criou o mundo, os holandeses criaram a Holanda”

Os moinhos são constituídos por uma torre fixa e uma “tampa” com “hélices”. As hélices podem ser muito perigosas quando mudam de lado, ao sabor do vento – daí que quando os holandeses dizem “Een klap van de molenwiek hebben” (ser atingido por um moinho de vento) eles querem dizer que a pessoa em questão “tem um parafuso a menos”…

Desde o século 13, os moinhos são inseparáveis da paisagem dos Países Baixos. Eles são usados por várias razões, inclusive para moer milho, extrair óleo e serrar madeiras. Uma das mais importantes utilidades foi tirar o excesso de água dos pôlders.

No século 11 isso já era feito para se dragar terra e, conseqüentemente, aumentar o território holandês. O método mais simples para aquela época era construir um dique em volta da área pantanosa.

Depois, os profundos lagos eram drenados com a ajuda dos moinhos de vento. Deve ser desta prática que o poeta francês Voltaire criou a famosa frase “Deus criou o mundo, exceto pela Holanda, que foi criada pelos holandeses”.

Ao longo dos séculos, as técnicas de “aumentar território” aperfeiçoaram-se e não se usa mais moinhos de vento para isso.

Os moinhos, no entanto, continuam “firmes e fortes” na Holanda, embora muitos mudaram de utilidade. Viraram museus, cafés ou mesmo moradia. Algumas curiosidades sobre um dos símbolos dos Países Baixos:

* No segundo sábado do mês de maio é comemorado o “Dia Nacional do Moinho”. Neste dia, 600 dos mil moinhos existentes no país são abertos ao público.

* Para aprender tudo sobre os moinhos da região de Zaan (Holanda do Norte), basta ir ao Molenmuseum (Museu do moinho).

* Os 19 moinhos que eram utilizados para drenar água em Kinderkijk (Holanda do Sul) são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

* Quatro moinhos-torre ainda sobrevivem na Holanda. O mais antigo está em Achterhoek, próximo a Zeddam (Gelderland). Os moinhos-torre possuem um corpo cilíndrico e uma tampa que pode ser rodada para dentro.

* E como estamos falando da terra dos moinhos, não podia ser diferente: os mais altos moinhos de vento do mundo ficam em Schiedam (Holanda do Sul)
(Do “eyewitness travel guide – Holland”)

***Final de semana com muito sol, o que é raro por aqui, retirei mais um textinho do fundo das malas prontas (o meu antigo blog). Aproveito este, já que 2007 é o ano dos moinhos na Holanda…

Anúncios
  1. 23 - 05 - 2007 às 3:24 pm

    Adoro essas curiosidades. 🙂
    Gostei de saber mais sobre os moinhos, tão charmosos!
    Bjs!

  1. 10 - 09 - 2007 às 9:47 pm
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: