Início > Holanda, O holandês, Típico holandês > Gefeliciteerd pra tudo!

Gefeliciteerd pra tudo!

17 - 04 - 2007

Talvez os holandeses podem ser vistos como um povo bastante cortês e preocupado com os demais. Além de cumprirem a agenda (e chegarem no horário combinado, não te deixando esperar) eles gostam de felicitar àqueles que chegam com boas novas.

E você pode ser parabenizada não apenas pelo seu aniversário. Se o seu namorado, a mãe dele, o irmão dele, a namorada do irmão dele ou até mesmo prima dela fica mais velha, quando eles chegam à festa, te cumprimentam, dizendo: Gefeliciteerd met de verjaardag van de nichtje van de vriendien van de broer van je vriend!!!” (Parabéns pelo aniversário da prima da namorada do irmão do seu namorado)

Você também é felicitada quando aquele seu vizinho do térreo faz anos, mesmo que a sua convivência com ele seja apenas a de encontrá-lo esporadicamente na escada do prédio.

É possível ganhar os parabéns por um diploma, pela carteira de habilitação, pela casa ou carro novo. Mesmo que seja a conquista de algum familiar ou amigo.

Já me acostumei a isso e adoro contar novidades pros holandeses. Mas, confesso, estranhei quando recebi os parabéns pelo aniversário de 60 anos da empresa em que eu trabalho…

  1. Michela Harinck
    15 - 05 - 2007 às 8:53 pm

    hehehehe… eu tb achei estranho isso, estou na Holanda a 2 meses e vamos morar aqui e no dia 01 de maio foi niver do meu marido….e bem …eu tb fui parabenizada kkkk achei engracado. E o pior e q so agora eu entendi pq li seu comentario… ainda nao falo holandes, mas entendo um pouco o q ouco. Nem pergurtei do meu marido com vergonha de ser inconveniente. Foi muito esclarecedor ler o q vc escreveu.

  2. 16 - 05 - 2007 às 9:13 am

    E vc sabe que esta semana mandei um email para o meu chefe. A secretária dele respondeu, dizendo que ele tinha acabado de sair de licença porque a filha dele tinha nascido. E eu respondi a ela com um “gefeliciteerd met ons baas”…
    bom que foi útil pra ti, Michela!
    beijo,

  3. 23 - 05 - 2007 às 3:56 pm

    Povo feliz e educado! 🙂
    Bjs!

  1. 30 - 04 - 2008 às 5:47 pm
Os comentários estão desativados.
