Início > Holanda, O holandês > Café, cookies e muito bate-papo

Café, cookies e muito bate-papo

21 - 04 - 2007

Quase todas as segundas-feiras são assim. Pedalo até a casa da “minha velhinha”, que me aguarda com um pedaço de torta, bolo ou biscoito típico holandês para adocicar nosso encontro semanal.

Nestas manhãs, passeamos por assuntos como música erudita e world music, globalização, artes plásticas, literatura, moda, emancipação feminina, pobreza, turismo, história.

Falamos sobre a maneira como a política é conduzida no Brasil, na Holanda, na América Latina…

Às vezes viajamos com o atlas nas mãos, comparamos distâncias, imaginamos como é a vida em Tristan da Cunha, por exemplo. Rimos, compartilhamos sentimentos, cumplicidades, nos tornamos amigas.

Mas não ouso chamar a “minha velhinha” desta maneira.

Nem me atrevo a dizer que ela é idosa. Pela experiência de vida e lucidez, digo que ela tem algo entre os 60 e os 100 anos.

Uma das atividades semanais da minha amiga experiente é tocar violoncelo numa orquestra amadora. Escolheu o remo como esporte e, principalmente no verão, passa dias inteiros remando pelos canais e rios da Holanda.

Super independente, faz ao menos uma viagem internacional por ano, tem uma vida social agitada e agenda sempre cheia. Além do holandês, ela fala inglês e alemão fluente, além de fazer um curso de francês.

E, claro, é voluntária do Gilde Samenspraak. Nossa amizade começou através desta organização, que coloca estrangeiros que querem aprender holandês em contato com velhinhos e velhinhas que têm paciência (mais do que tempo) para praticar o idioma.

A minha velhinha satisfaz muitas das minhas curiosidades sobre a cultura e tradições holandesas… e ela descobriu-se bastante interessada pelo Brasil. Tanto é que na próxima semana vamos juntas a uma homenagem a August Willemsen, O tradutor de literatura de língua portuguesa para o holandês.

  1. 22 - 04 - 2007 às 7:35 am

    Nossa..seu blog eh muuuuito bom!

    Parabens…divido contigo seus pensamentos e opinioes.

    Continue mantendo esse blog instrutivo, engracado, poetico, critico, inteligente…e muito mais!

    X Lu

  2. 23 - 05 - 2007 às 4:11 pm

    Queria ter uma ‘velhinha’, ou melhor uma ‘amiga experiente’, dessas pra mim. 🙂
    Deve ser mesmo um encontro super gostoso (e instrutivo).
    Bjs!

  3. jessica
    06 - 02 - 2008 às 4:12 pm

    oi tudo bem?
    que legal!
    eu também já morei na Holanda.
    Foi um experiência inesquecível
    Aí é lindo
    de que cidade você é?
    bju

  4. 26 - 03 - 2008 às 12:42 am

    Oi Jessica, aqui em Amsterdã está tudo bem, fora o inverno fora de época que não quer ir embora. Eu sou batateira, ou seja, nasci em São Bernardo do Campo!

    Apareça mais vezes por aqui!

    abraços,

  1. 22 - 09 - 2007 às 11:40 pm
  2. 05 - 12 - 2007 às 12:32 pm
  3. 06 - 07 - 2009 às 11:33 pm
Comentários encerrados.
