Início > O holandês, Típico holandês > Semana da Annie

Semana da Annie

09 - 05 - 2007

De 9 a 20 de maio, a Holanda celebra a “Semana Annie M.G.Schmidt”. A escritora, que faleceu em 1995 e ficou conhecida como a “rainha da literatura infantil”, é homenageada pela editora dos livros dela. Até 18 de maio os internautas podem escolher a melhor poesia dela em www.versjesvanannie.nl.

Desconfio que pelo menos uns 90% de nós, que estamos engatinhando no holandês, já tivemos nas mãos alguns trechos de livros dela. Ao menos as professoras e professores que tive sempre apareciam com a idéia de que “literatura infantil é um bom método de aprender o holandês”.

E já que ela estava até na matéria de capa do nrc.next de hoje, escrevo sobre alguns dos personagens que caíram nas minhas mãos na sala de aula:

Li um trecho de Pluk van de Petteflet, acho que o início do livro. Pluk é um menino que tem um caminhãozinho vermelho e está procurando um lugar pra morar. Uma pomba diz que conhece um lugar para ele: a torre do Petteflet, um prédio bem alto. Depois, ele vai comprar um gibi e o homem da loja diz pra ele que um amigo mora no prédio e chama-se Zaza, uma barata. Ele se pergunta como alguém pode ser amigo de uma barata, mas depois ele conversa bastante com Zaza…

Vi um pedaço de Minoes durante a aula. O livro, que virou filme, começa mostrando a rotina de um jovem jornalista – daqueles dos velhos tempos, da máquina de escrever e de sair nas ruas à procura de reportagem – que só chega na redação com histórias sobre gatos. A editora dele está muito brava e diz que se ele não vier com um artigo sério no dia seguinte, será demitido. E então ele conhece Minoes, uma gata em forma de menina ou uma menina que antes era gata, não me lembro direito.

Jip é um menininho que descobre algo estranho em seu jardim. Se aproxima e vê que é um nariz. Chega mais perto e descobre Janneke, sua nova vizinha. Talvez Jip e Janneke formem o casalzinho de criança mais famoso da literatura infantil holandesa.

Acho uma pena não ter Annie M.G. Schmidt em português. Pelo menos tem alguns trechos dos livros dela em inglês.

Anúncios
  1. 09 - 05 - 2007 às 7:29 pm

    Poxa, realmente, as histórias parecem interessantes, Dani.

    Quem lê muito em geral tem preconceito com literatura infantil, mas existem livros, contos, historietas realmente incríveis que valem a pena…

    :**

  2. Danusa
    10 - 05 - 2007 às 9:07 am

    Ola Daniela,
    Que bom encontrar você! Me identifiquei muito com esse tópico. Sempre que posso me dedico a leitura desses livros acima citados..mesmo que não entenda 100%..mas é bem divertido.
    Felicidades.
    Danusa (depois que eliminei o orkut perdi todos os contatos..coisas de iniciante)

  3. 13 - 05 - 2007 às 5:09 pm

    Ei Danusa, bom te ver por aqui! E bom te encontrar novamente! Agora que tenho seu e-mail, te escrevo pra marcar aquele passeio!
    beijo,

  4. Danusa
    14 - 05 - 2007 às 9:45 am

    Legal Daniela,
    Parabens pelo seu blog..é super informativo. Estou virando fã.
    Vamos sim marcar o passeio de bike! ;o)
    abraços
    Danusa

  5. vagner
    15 - 08 - 2007 às 5:26 am

    Oi, que bom que te achei…!

  1. No trackbacks yet.
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: