Início > Holanda > Bici dobrável é tão prática!

Bici dobrável é tão prática!

16 - 05 - 2007

vouwopenfiets.jpgNesta tarde, enquanto aguardava o trem, vi um senhor com uma bicicleta dobrável.

Ele estava conversando com uma menina exatamente sobre o seu meio de locomoção que ocupa pouco espaço. Foi aí que pensei: peço ou não uma foto pro Submarina?

O trem chegou e decidi entrar no mesmo vagão que ele. Sentei ao lado dele e fiquei esperando minha cara de pau chegar. Olhava para ele, para a bici e nada de a vergonha ir embora.

Neste meio tempo, fiquei pensando, não só apenas na pergunta, mas também em qual explicação daria ao pedir para tirar uma foto da bicicleta dele.

Mas a timidez não deixava eu perguntar. Então formulei a mim mesma a seguinte possibilidade: “se ele não descer em Weesp eu peço!”

Weesp é uma cidade que fica no meio do caminho, entre Hilversum e Amsterdã. O trem parou em Weesp. Um dos passageiros que ia descer abriu a porta. Uns desceram, outros subiram. E o senhor da bici dobrável continuou lá, sentado do meu lado. ‘E agora???’

O trem voltou a se movimentar. O homem olhou para fora, para a placa com o nome da estação, olhou para o meu lado e exclamou: “Droga! esqueci de descer!”

vouwfiets.jpgEsta era a deixa que eu precisava!

Depois de um papinho daqueles cheios de lugares comuns, como “estas coisas acontecem” ou “agora é ir até Amsterdã, pegar outro trem e voltar”, criei coragem e pedi a foto.

“É para o meu blog. No Brasil não se vê facilmente gente no trem com bicicleta dobrável”, justifiquei.

O senhor, todo prestativo e orgulhoso, ainda me perguntou se eu queria que ele a abrisse.

Ele me disse que viaja muito de trem e que a bicicleta dele, de marca inglesa, é muito prática. Que abrir e fechar a bici não é tão cansativo nem exige tanta coordenação motora, como eu imaginava.

Para carregar uma bicicleta dobrável (vouwfiets) no trem, não é preciso pagar nada, desde que ela esteja dobrada.

Para a bici normal, no entanto, paga-se seis euros, talvez até como uma maneira de fazer com que as pessoas deixem as magrelas em casa mesmo. Para viagens esporádicas, continuo achando melhor ter uma assinatura da OV fiets.

  1. 11 - 08 - 2007 às 9:18 pm

    Gostei muito da postagem. Acabei de comprar uma bicicleta dobrável. Moro em Porto Alegre, RS.

  1. 14 - 01 - 2008 às 9:44 pm
Comentários encerrados.
