Início > O holandês > Blauwe maandag

Blauwe maandag

01 - 08 - 2007

– Como vocês se conheceram? – perguntei, uma vez, para uma amiga de uma amiga.
– Nos conhecemos em uma segunda-feira azul, quando a gente blá blá blá…

Ôpa… segunda-feira azul???
Até então, nunca tinha ouvido a expressão ‘blauwe maandag’. Nessas horas, a melhor coisa a fazer é interromper o papo e perguntar o motivo da segunda-feira (maandag) ser azul (blauw). Atraso a conversa, mas aprendo uma expressão nova!

A guria, de excelente didática, explicou que segunda-feira azul significa conhecer alguém em uma ocasião nada especial, um dia como qualquer outro, quase que por acaso…

Há controvérsias

Como semanalmente bato papo em holandês para treinar, perguntei à minha orientadora-amiga se ela conhecia a expressão. Expliquei o que havia ouvido da menina e ela me disse que as pessoas usam a segunda-feira azul de maneira equivocada. Segundo ela, ‘op een blauwe maandag iets doen’ (fazer algo em uma segunda-feira azul) significa fazer algo sem levar a sério, ou rapidamente…

Não sei se outros dias da semana possuem expressões coloridas aqui na Holanda. Já ouvi falar do ‘zwarte zaterdag’ francês, ou seja, o sábado negro no qual a maioria dos parisienses saem de férias e o trânsito fica caótico (e nesse ano foi dia 28 de julho).

Curiosidades inúteis
Mas já que o assunto são os dias de semana, compartilho por aqui uma curiosidade sobre o nome deles em holandês.

Embora não esteja muito certa das minhas fontes, li uma vez que os nomes dados em holandês seguem os em alemão, que, por sua vez, os tomaram dos romanos. Os nomes escolhidos pelos romanos referiam-se aos planetas conhecidos naquela época e que coincidem com os deuses da mitologia germânica. São eles:

Zondag (domingo) = dia do Sol
Maandag (segunda-feira)= dia da Lua
Dinsdag (terça-feira) = dia de Marte
Woensdag (quarta-feira)= dia de Mercúrio
Donderdag (quinta-feira) = dia de Júpiter
Vrijdag (sexta-feira) = dia de Vênus
Zaterdag (sábado) = dia de Saturno

Anúncios
  1. 03 - 08 - 2007 às 8:08 pm

    Oi Dani,
    Nem eu conhecia essa expressão “blauwe maandag” blogando e aprendendo….
    Beijão
    Si

  2. 04 - 08 - 2007 às 7:12 am

    Oi Dani,

    Não conhecia esta expressão. Gostei de aprender. Quanto ao sábado negro, desisti de voltar pra casa no sábado por causa dele :).

    Pois é, conversamos tão rapidamente. Deixa a poeira assentar que a gente conversa com calma. Muito obrigada por tudo, viu?
    beijo

  3. 06 - 08 - 2007 às 12:42 pm

    Pois é, Si e Clarissa,

    conversando com a minha ‘velhinha‘ , descobri que Blauwe maandag tem um outro significado, ela disse que ‘as pessoas usam a expressão de maneira equivocada’… vou colocar a versão dela ali em cima também!

    beijos,

  4. Bart
    07 - 08 - 2007 às 10:42 am

    Oi Dani,

    Conheço ‘blauwe maandag’ como ‘trabalhei lá um blauwe maandag’, para dizer que trabalhei num lugar por pouco tempo, um dia, ou alguns dias, nada sério.

    x

  5. 08 - 08 - 2007 às 11:51 am

    Pois é Bart, acho que o que vc escreveu complementa o que a minha velhinha quis dizer!

    Obrigada!

  1. No trackbacks yet.
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: