Início > Holanda > Topless: porque sim? Porque não?

Topless: porque sim? Porque não?

06 - 08 - 2007

Nas praias holandesas, uma coisa que me surpreende positivamente é a liberdade de fazer topless. Seios de todos os tamanhos, formas ou idade andam descobertos. Sem o top, as mulheres jogam futebol na areia com os filhos, frescobol com o namorado ou andam tranqüilamente pela areia, o que dá uma certa igualdade entre os sexos.

praia

Andar sem o top é permitido e encarado com muita naturalidade na Holanda. Pelo que pude observar, não existe assédio masculino ou qualquer ameaça à mulher que o faça.

O periscópio da batateira navegou por blogs e fóruns em holandês para ter uma idéia do que elas pensam sobre o assunto.

De maneira geral, as holandesas fazem topless porque acham o top desconfortável, não gostam de ver apenas uma partezinha branca no corpo, querem se bronzear por igual. Elas não vêem problema nem sentem vergonha de serem observadas (muito pelo contrário, há até quem goste!).

No blog Sissi, por exemplo, encontrei o seguinte comentário:

“Eu acho um pouco estranho tirar meu top em uma praia cheia ou se outras garotas não o fazem. Mas depois de quinze minutos, meu top já está na bolsa. Com certeza o faço se vou nadar porque não gosto de ter dois pedaços de tecido molhados sobre os meus seios. E uma vez que você não está mais de top, você até esquece desse detalhe. Eu me lembro que uma vez encontrei um colega da escola na praia e conversei um tempinho com ele. Só depois que ele foi embora que eu pensei: ‘oh, agora ele viu meus seios’.

Enquete submarina: você faz (ou faria) topless? Porque?

  1. Tatiana
    06 - 08 - 2007 às 10:02 pm

    Eu acho que faria topless com facilidade se visse outras mulheres fazendo topless. Porquê? Para me bronzear, claro! beijos,

  2. Patrícia
    07 - 08 - 2007 às 8:43 am

    Eu acho que topless não é nada pra mim… acho mais charmoso usar a parte de cima, e deixar os homens pensarem o que tem embaixo…

  3. paula
    20 - 08 - 2007 às 2:24 pm

    topless? aqui no brasil não dá, porque não dá…. (isso é péssimo), mas quando estive na itália não demorei-me 5 minutos para sentir-me mais livre… foi o tempo de eu notar a quantidade de mulheres sem o top que experimentei (não com um pouco de timidez nos primeiros dois minutos) e aprovei plenamente! parece até que seus ombros ganham outro tamanho, outra força… coisas que essa pequena liberdade dá!

  4. 20 - 08 - 2007 às 8:26 pm

    E por falar em topless, o website do jornal DAG fez uma enquete sobre o assunto. Está aqui: http://www.dag.nl/Meedoen/Artikelpagina-Meedoen.htm?contentid=21263… infelizmente apenas em holandês.

  5. 22 - 09 - 2007 às 5:19 pm

    Realmente aqui é permitido, a não ser que algum lugar em específico faça alguma objeção. Lembrei que passou no jornal, nesse verão, sobre o prefeito de uma cidade (não lembro qual) que proibiu que as mulheres ‘feias’ fizessem topless! Só as bonitas podiam. 🙂 Só rindo de uma figura dessas!
    Quem é apto a julgar o que feio e o que é bonito???
    Bjs!

  6. jeane
    24 - 01 - 2008 às 1:24 pm

    Eu não acho uma questão de igualdade com os homens nos mulheres andarmos mostrando os seios por ai…eu não mostraria os meus assim. Eu não ia me sentir bem se estivesse com meu namorado numa praia e mulheres com seios expostos na nossa frente, andando pra lá e pra cá, como se fosse normal!! É lógico que qualquer homem olharia!! Por isso eu não sou a favor do topless. Quer fazer faça, mas num lugar apropriado, onde não tenha nem crianças…

  7. aaa
    02 - 09 - 2008 às 1:02 am

    O top less é completamente desnecessário. Se as mulheres que o fazem usam como desculpa para não ficarem brozeadas por igual então porque não tiram a parte de baixo do biquini também ? a única intenção delas é mostrarem o corpo e exibirem-se para os homens. Tenham juízo.

  8. Lilian
    02 - 12 - 2009 às 12:16 am

    Fiz em porto Seguro e adorei.
    fiquei encabulada no inicio, mas depois foi normal e muito gostoso.
    deveria sr permitido em mais praias.
    A sensação de liberdade é grande e a feminilidade cresce muito
    Recomendo.

    • André
      28 - 09 - 2011 às 7:52 pm

      Lilian vc realmente fez pois é muito divertido quando a mulher ganha confiança e sente a vontade

  9. André
    28 - 09 - 2011 às 7:50 pm

    fui algumas vezes a europa, e é muito natural e minha esposa fez várias vezes e posso afirmar que foi muito bom em todos os sentidos, tanto no aspecto da liberdade, da sensualidade, da beleza feminina e as noites foram bem quentes

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
