Início > Holanda, O holandês > ‘Tempos de pepino’

‘Tempos de pepino’

17 - 08 - 2007

tempos de pepinoVerão é tempo de pepino na imprensa holandesa. No período de férias, o trabalho dos poucos jornalistas de rádio, TV ou impresso de plantão torna-se mais difícil.

Não há notícias, ou melhor, os entrevistados, em especial políticos e especialistas, também estão curtindo o bom clima. As informações sérias dão espaço para fatos que normalmente não mereceriam ser publicados.

O jornal nrc.next assume com bom humor que estamos em komkommertijd. Diariamente, publicam notinhas sem importância, ilustradas com um pepino. A nota abaixo está no jornal de 17.8.2007:

Casal chinês nomeia bebê de ‘@’
Um casal chinês quer que filho chame-se ‘@’, o sinal que é usado em endereços de e-mail. A informação foi dada por um funcionário de uma comissão do idioma em Pequim. Segundo o pai, o símbolo @ é pronunciado em chinês como a palavra inglesa ‘at’. Como a letra tônica é o t, soa como ‘ai ta’, o que em mandarim significa ‘gosto dele’. Em holandês, a criança seria chamada de ‘apenstaartje’ (rabo de macaco).

Tempo de pepino é notícia
Na semana passada, a capa do jornal Amsterdam Weekly era dedicada aos tempos de pepino. A matéria principal trazia também várias receitas com esta hortaliça da família das cucurbitáceas, além de exemplos do motivo da comparação do pepino com as notícias publicadas nesse período: um pepino pode durar uma semana na geladeira.

Blogueiros também fazem referência ao ‘tempo de pepino’. O Mark Blogt (em holandês) colocou algumas ilustrações ‘uit-den-komkommertijd‘ e em 10 de agosto, a palavra em holandês do dia, em Dutch word of the day foi Komkommertijd.

Meus colegas do departamento inglês, por sua vez, publicaram cartas de corajosos ouvintes que continuam acompanhando as notícias, mesmo em tempos de pepino.

Origem
De acordo com o website Onzetaal, a origem do termo não é exatamente precisa. Pode ser que venha do inglês cucumber time, que antes era utilizado por alfaiates, mas que agora é chamado de taylor’s holiday.

Na Holanda, no entanto, fala-se em komkommertijd desde o século 19. Mas a época de pepino é sempre no verão, quando os horticultores tem muito trabalho e outros profissionais não possuem quase nada para fazer.

Acredito que Submarina também esteja meio em tempos de pepino…

Anúncios
  1. 18 - 08 - 2007 às 12:16 am

    Menina!
    Te achei! 🙂
    Vou pra Amsterdã em breve.
    Se der, vamos tomar um café!
    Beijocas,
    Dani Bertocchi

  2. 18 - 08 - 2007 às 12:19 pm

    Sim, Dani! Tomara podermos nos encontrar por aqui, acho que depois de uns longos 10 anos…
    beijo,

  3. 22 - 09 - 2007 às 5:01 pm

    Se essa criança chinesa morasse aqui se chamaria ‘chiocciola’ (caracol). 🙂

  1. 09 - 07 - 2008 às 1:27 pm
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: