Início > Amsterdã > ‘A’ mais multicultural

‘A’ mais multicultural

23 - 08 - 2007

“Com 177 nacionalidades, Amsterdã é a cidade mais multicultural do mundo. Em seguida está a Antuérpia, na Bélgica, com 164, e Nova Iorque (EUA), com 150 nacionalidades. Desde o ano passado, a capital holandesa ganhou mais uma nacionalidade, com a chegada de alguém do Malawi. Dos cerca de 750 mil habitantes, cerca de 530 mil têm apenas a nacionalidade holandesa.”
(do nrc.next de 23.8.2007)

De fato, basta andar nas ruas para se ouvir diversos idiomas. Os cursos de holandês são, na minha opinião, um bom lugar para conhecer pessoas de culturas diferentes. Por várias vezes, sentei-me num café com uma japonesa, uma espanhola e uma turca. Nosso idioma de comunicação: o holandês!

Uma vez, no meu aniversário, a japonesa me presenteou com sushis divinos, feitos pelo marido dela. Com a turca, fui a uma exposição sobre Istambul. Ela me deu informações exclusivas que só quem morou nessa cidade pode saber. Com uma russa e uma búlgara visitamos a Hermitage, um estabelecimento do museu russo em Amsterdã.

Bolas de neve com um egípcio
Por um tempo, voltava da aula de holandês pedalando com um marroquino e num dia de neve, juntei-me a uma espanhola e um egípcio para juntos caminharmos até nossas casas, já que não havia nem sinal de transporte público. Com uma colombiana, aprendi a chamar a Westerkerk de ‘igreja da Anne Frank‘…

Tenho uma ‘amiga virtual‘ portuguesa. Nos encontramos uma vez, numa festa de um evento de capoeira, e ela me colocou em contato com a música do país dela.

Na rua onde moro, tenho dois vizinhos italianos e uma brasileira. Conheço uma iraniana que fala português e um guri meigo da Arábia Saudita faz aula de capoeira comigo. Além dos holandeses, já dei aulas de português para uma alemã, um nigeriano, uma belga, alguns surinamenhos e agora tenho uma aluna suíça. E todos moram em Amsterdã.

Enfim, alguns exemplos da multiculturalidade amsterdamesa que passou pela minha vida nesses anos. Lembrei deles com carinho quando li aquela notinha no jornal…

Categorias:Amsterdã Tags:, ,
  1. 24 - 08 - 2007 às 10:08 pm

    Fiz isso com o pessoal do curso de inglês. Meu holandês não dá nem para tentar fazer isso!

    Mas que a cidade é multi-cultural isso não tenho dúvida!!!

    Bjo!

  2. 22 - 09 - 2007 às 4:35 pm

    Nossa, e eu achando que aqui tinha muita gente de fora. 🙂
    Nada bate Amsterdã.

  3. Karla
    01 - 11 - 2010 às 12:44 pm

    Tens razão . Amsterdam é uma cidade multicultural . Rotterdam não fica atrás. No mercado posso comprar os productos em português.

  4. Karla
    01 - 11 - 2010 às 12:46 pm

    Em Amsterdam as pessoas sentem-se como se estivessem no próprio país . Sempre encontras alguém que fala o teu idioma.

  1. 19 - 03 - 2008 às 5:35 pm
  2. 03 - 04 - 2011 às 2:56 pm
Comentários encerrados.
