Início > Holanda > Justos e agroecológicos

Justos e agroecológicos

27 - 08 - 2007

Está cada vez mais fácil encontrar produtos agroecológicos ou de comércio solidário na Holanda. No ano passado, na contagem anual da Solidaridad e Milieu Defensie, dos 412 mercados pesquisados, uma filial da rede Plus em Amersfort foi a vencedora na categoria ecológicos, com 863 produtos e uma loja Jumbo de Roterdã vencedor na categoria comércio equitável, com 69 mercadorias.

Em geral, marcas como Eko, Fair Trade e Max Havelaar, por exemplo, podem ser encontradas na maioria dos supermercados. Frutas, cafés, chás, chocolates, mas também óleos e azeites, condimentos e grãos e uma série de produtos alimentícios levam certificação agroecológica ou de comércio equitável.

Há também a rede de Natuurwinkel, supermercado que comercializa somente produtos agroecológicos, de frutas e legumes a sabão em pó e detergentes, de produtos higiênicos e cosméticos até rações para animais domésticos.

É possível encontrar açougues biológicos, que garantem que o animal foi ‘bem tratado’ antes de chegar até o cliente.

Roupas e calçados, nos quais os fabricantes não foram explorados estão em alta. Aqui também é possível checar o quão ecológica e social é a marca de roupa que você veste.

Móveis e artesanatos que foram fabricados sem a mão-de-obra infantil ou trabalho escravo, por cooperativas ou comunidades que foram beneficiadas em países em desenvolvimento podem ser encontrados, entre outros, na rede wereldwinkel.

Até mesmo o saldo positivo da conta-corrente pode ser investido em comércio justo ou agroecológico. Existem bancos que utilizam o seu dinheiro em projetos que causam menos impacto no meio ambiente e não prejudicam o ser humano. A Milieu defensie lançou até o site ‘não com o meu dinheiro’ para mostrar onde os bancos normalmente aplicam o saldo dos correntistas.

Em ‘tudo sustentável‘ você encontra uma lista de estabelecimentos de todos os segmentos onde este tipo de mercadoria pode ser encontrada.

Contagem de ecológicos e justos
A Solidaridad e Milieu Defensie contam produtos ecológicos e justos com a ajuda de voluntários. Se quiser ajudar a contar, aqui estão as instruções (em holandês). A contagem vai até 30 de setembro.

Conhece mais alguma iniciativa desse tipo na Holanda? Por favor, poste aqui!

Anúncios
  1. Tatiana
    27 - 08 - 2007 às 8:02 pm

    Aqueles sorvetes maravilhosos ben & Jerry!!! Tem alguns sabores que são Fair Trade. E o Tonny Chocolonely também, garantido sem o trabalho escravo…

  2. 29 - 08 - 2007 às 9:55 am

    Adoro a Wereldwinkel e sempre dou preferência na hora de encontrar um presente. Também vou muito à Natuurwinkel.

    beijo

  3. 22 - 09 - 2007 às 4:27 pm

    Lendo esse post me lembrou logo o hipermercado que costumo ir, a Coop, que também se preocupa muito com essas questões.
    Bjs!

  1. No trackbacks yet.
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: