Início > O holandês > O pop sem excessos de Spinvis

O pop sem excessos de Spinvis

02 - 09 - 2007

Conheci Spinvis quando ainda morava com o namorado holandês em São Paulo. No aniversário dele, uma amiga holandesa enviou via correio o primeiro CD do músico que, traduzindo para o português, atende pelo nome artístico de peixe-aranha. Comecei a ouvir, gostei, me empolguei. Peguei o encarte e comecei a ‘cantar junto’, claro que sem entender nada!

Cinco anos depois, continuo a ouvir o multi-instrumentalista que nasceu com o nome de Erik de Jong. Já tinha outros dois CDs e ontem adquiri pelo iTunes o mais recente álbum dele, Goochelaars en Geesten (ilusionistas e espíritos). Continuo me surpreendendo com o talento do rapaz. Já consigo entender as letras e as composições me agradam muito.

Ao vivo!
Spinvis no OerolNesse meio tempo, tive a oportunidade de vê-lo tocar no Bostheater em Terschelling, durante o Oerol Festival no início deste verão. Um show bastante intimista, como se o artista estivesse recebendo amigos em casa.

A cada número, uma história do personagem criado por ele como inspiração para a letra. Muito modesto, fez o pápápá… de Voor ik vergeet. Em seguida, como se justificando, apontou para a esposa, que estava em pé, no final da platéia, e disse: ‘É ela quem faz o pápápá no CD.

Lá pelo fim do show, em uma das músicas, Spinvis pediu para o público cantar um refrãozinho. Como querendo dizer que achava isso desnecessário ou não querendo fazer o público pagar mico, disse que não costumava fazer esse tipo de pedido, explicou o quê e quando cada lado da platéia deveria cantar o refrão Kus me dan en bijt mijn tong af no finalzinho da música. Quando a platéia parecia finalmente ter se empolgado, acho que para ele já era o suficiente. Agradeceu meio tímido e continou a contar história e cantar outros números.

No final, recebeu aplausos sóbrios, talvez como ele desejasse. Sem nenhuma pose de pop star, acompanhou em pé a saída do público. Abaixo, você ouve as duas músicas que citei acima:

[splashcast ZBXG9669LR]

E em SpinvisTV, vários clips do meu músico holandês favorito, incluindo o de Wespen op de appeltaart, um dos singles do novo álbum.

  1. 03 - 09 - 2007 às 7:05 am

    Que legal! Adorei!

  2. 22 - 01 - 2008 às 10:36 am

    Me encanta Spinvis. Nunca le he visto en directo, pero sus discos me parecen una maravilla, especialmente los textos. Creo que en realidad este hombre es un poeta disfrazado de músico. Qué suerte tuviste de poder verle en Oerol.

  1. 12 - 03 - 2008 às 10:56 pm
Os comentários estão desativados.
