Início > Holanda, O holandês > Tão antigo quanto imigrar por amor

Tão antigo quanto imigrar por amor

08 - 10 - 2007

S. nasceu na Finlândia. Tem 82 anos e vive na Holanda desde 1949. Na escola, depois da II Guerra Mundial, incentivava-se a troca de correspondência com estrangeiros. E foi trocando cartas em alemão que S. conheceu o seu (já falecido) marido, um holandês.

Tempos depois, o holandês visitou-a na Finlândia, a finlandesa visitou-o na Holanda. Casaram-se. Constituíram família.

Dos cinco filhos do casal, três seguiram o exemplo da mãe. O amor os levou para diferentes continentes. O mais velho é casado com uma estadunidense, uma das filhas com um moçambicano e o caçula com uma brasileira.

– A senhora se sente em casa na Holanda?
– Eu vivi grande parte da minha vida aqui, meus filhos e netos moram aqui… só tive boas experiências com os holandeses… sim, aqui é minha casa.

S freqüenta o clube das finlandesas na Holanda e, na opinião dela, as mais jovens reclamam demais, costumam ver as diferenças culturais como algo negativo, não se esforçam para compreender o motivo do outro ser o outro.

Sobre o holandês, que ela domina, dá uma dica: “é preciso ter ao lado alguém que corrija a pronúncia e a gramática. Do contrário fica difícil aprender.”

Anúncios
  1. 09 - 10 - 2007 às 7:49 pm

    Qualquer semelhança, não é mera coincidência 🙂
    Ainda bem que tenho quem me corrija a gramática, a pronúncia e também dê uma força na hora do banzo.

    Vejo que voltou bem e inspirada.
    beijos

  2. 15 - 10 - 2007 às 6:49 pm

    Pois um senhor migrou de Portugal para o Brasil no início do século passado, casou-se com uma mulata, a Gervásia, cuja mãe, Sabina chegou ao Brasil em um navio negreiro no porto do Rio. Gervásia teve dez filhos, cinco homens e cinco mulheres. A filha caçula do filho mais velho casou-se com um alemão e foi-se para a Europa. É a única da família a conhecer além- mares. Histórias.
    Alô, li o seu blog e gostei.

  1. 05 - 05 - 2009 às 11:04 pm
  2. 26 - 01 - 2011 às 11:09 pm
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: