Início > Amsterdã, Brasil-Holanda, Holanda > Aventuras de uma matuta

Aventuras de uma matuta

14 - 10 - 2007

Logo que me mudei para cá, tive a oportunidade de conhecer Kinha Costa. Na ocasião, ela me presenteou com seu livro “Impressões de uma Matuta – aventuras brasileiras nos países baixos”.

Matuta porque Kinha nasceu como Francisca Soares da Costa em Serra da Formiga, vilarejo no Rio Grande do Norte. Ela “deu certo” do outro lado do oceano, como ela própria conta.

Impressões de uma matutaDevorei o livrinho de uma “pegada” só, tamanha curiosidade e paixão pelo jeito dela escrever, crônicas hilárias e poéticas, ilustradas por Carlos Duba.

De forma bem humorada e crítica, ela conta passagens da própria vida; como se apaixonou pelas bicicletas, pelos dropjes, seu amor por Amsterdam, e é claro, pelo holandês com o qual está casada.

O livro também é um diário público, oportunidade de conhecer alguns personagens brasileiros que vivem nas terras baixas e são retratados através das lentes da autora.

Despida de preconceitos, ela mostra de forma nua e crua como os filhos da pátria verde-amarela se comportam na terra dos moinhos em busca de sonhos e realizações.

Uma das personagens do livro é uma brasileira pobre que realiza seu sonho de ser modelo nas vitrines da prostituição em Amsterdã.

Outro é um menino rico que sai do Brasil para “devorar outras culturas”, que prefere esquecer qualquer coisa que lembre o lugar em que nasceu e se depara com seu orientador, em um curso de arte plásticas, falando por uma aula inteira sobre a peça de teatro Macunaíma montada por Antunes Filho na década de 70, uma adaptação da obra de Mário de Andrade.

O livro “Impressões de uma matuta – aventuras brasileiras nos Países Baixos” foi lançado em 2004, talvez seja difícil encontrá-lo. Mas o prazer da leitura compensa a busca.

Anúncios
  1. 17 - 10 - 2007 às 9:45 am

    Dani, você me deixou com água na boca. Vou tentar encontrar o livro de qualquer jeito!
    beijo

  2. 25 - 10 - 2007 às 3:09 pm

    Bailandesa, veja só o que encontrei: “Impressões de uma Matuta de Kinha Costa, ilustrações de Carlos Duba, é para quem não tem medo de deboche. Com muita classe.

    Pode ser encomendado nos seguintes telefones:.
    021 22247071 – Rio de Janeiro
    020 6201574 Amsterdam”
    do site http://www.anarco.net
    boa leitura 😉

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: