Início > Brasil-Holanda > Eles rumaram para o Brasil

Eles rumaram para o Brasil

21 - 10 - 2007

Houve um tempo em que milhares de imigrantes embarcavam num navio rumo ao Brasil. Alguns materiais que narram essas aventuras e desventuras caíram em minhas mãos.

Holandeses no Brasil
Holandeses no Brasil é uma série de seis programas da Radio Nederland que aborda diversos aspectos da cultura holandesa no Brasil, desde a época da invasão, comandada por Maurício Nassau em Pernambuco no século XVII, até as relações econômicas e culturais existentes.

holambraRailda Herrero e Mario de Freitas estiveram no Brasil no início de 2003 para realizar esta reportagem.

Holambra
Holambra é um programa da Radio Nederland dos anos 70.

Walter Alves viajou para esta colônia holandesa localizada no interior de São Paulo e conversou com algumas pessoas que lá moravam.

Aqui você pode ouvir este programa.

Corações Sujos
Já no livro-reportagem Corações Sujos, Fernando Morais documenta a história de japoneses ‘extremistas’, ligados à organização Shindô Remmei, ou Liga do Caminho dos Súditos. Eles haviam imigrado para o Brasil e não aceitavam que o Japão havia perdido a Segunda Guerra Mundial. E assassinaram diversos membros da comunidade japonesa no Brasil que haviam se integrado à vida no país e compreendido que os aliados venceram os japoneses.

Emigrantes
Emigrantes, de Ferreira de Castro, conta a história de Manoel da Bouça, um ‘matuto’ da roça em Portugal, que nunca sequer tinha ido a Lisboa e com a ambição de ficar rico e, com suas riquezas, melhorar o vilarejo onde mora com a esposa e a filha, embarca no sonho de imigrar e vai parar em São Paulo onde se depara com a triste realidade de trabalhar muito e ganhar pouco.

Conhece mais materiais que tratam da imigração para o Brasil? Deixe aqui sua dica de leitura, filme, programa radiofônico

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 17 - 11 - 2008 às 8:47 pm
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: