Início > Amsterdã > Com hora para fechar

Com hora para fechar

05 - 11 - 2007

Situação 1
Estou dentro de uma grande loja de departamentos. Nas mãos, algumas peças de roupa para experimentar. Continuo escolhendo peças. Abruptamente, uma das vendedoras se aproxima e toma as roupas da minha mão.

– Nós vamos fechar, diz a vendedora
– Mas eu vou levar essas peças, arrisco dizer, olhando para as peças que já estão nas mãos dela.
– Volte amanhã! – respondeu ela, resoluta.


O comércio costuma fechar entre 17h e 18h em Amsterdã. Apenas às quintas-feiras as lojas ficam abertas até mais tarde. É a conhecida noite das compras.

Situação 2
É quinta-feira e finalmente entro numa loja de sapatos. Escolho um sapato. Tiro minha bota. Do outro lado da loja, uma vendedora me observa e diz:

– Senhora, nós estamos fechando!
– Eu pensei que hoje fosse a noite das compras.
– Mas isso só é válido no centro de da cidade.
– E eu não posso então, provar esse sapato agora?
– Não!

De saída, pergunto sobre o horário de funcionamento. Ela me responde, pede desculpas e explica que precisa pegar o trem para voltar para casa. E que se perdesse o trem, teria de esperar muito.

Leia também:
Com hora para acabar
A ponte estava aberta
Afspraak para tudo

  1. 06 - 11 - 2007 às 3:00 am

    DEUS!
    Isso é pra gente ter uma idéia de que “no primeiro mundo” o atendimento não é necessariamente melhor…
    …muito embora tenha lá sua lógica as lojas fecharem no horário comercial. Quem trabalha lá também é gente e tal. Mas ainda assim…
    Acho que eu prefiro aqui no Brasil, viu.
    :****
    (e sim, o post foi ao teu pedido, né?)

  2. 06 - 11 - 2007 às 9:58 am

    Eta!! Um exemplo de atendimento !! Dá pra ser mais direto que isso??

    Abs!

  3. Liz
    06 - 11 - 2007 às 4:35 pm

    Diz a verdade: não é irritante quando seu chefe te passa um mega trabalho 1 minuto antes de dar o seu horário? É a mesma coisa. A diferença é que um trabalhador europeu não depende de comissão para pagar as contas no final do mês e não precisa se submeter a certas coisas. Lógico que pode ser que turistas não conheçam os horários de funcionamento das lojas. Nesse caso, devem ser avisados com muita educação…

  4. 07 - 11 - 2007 às 4:12 am

    No primeiro mundo existe horários, não é que nem no brasil que sempre damos um jeitinho. Entendo a dona da loja, mas isso não deixa de ser falta de educação e acima de tudo falta de vontade de ganhar dinheiro!
    Meu pai sempre me ensinou: “No comércio não se tem hora certa para fechar e sim hora aproximada.”

    grande papai, deveria abrir uma loja por ai!

  1. 07 - 08 - 2009 às 2:37 pm
  2. 26 - 01 - 2011 às 11:06 pm
Comentários encerrados.
