Início > Holanda > Usar de novo = economizar

Usar de novo = economizar

12 - 02 - 2008

* Uma sacola plástica, na maioria dos supermercados holandeses, custa alguns centavos. Para economizar, os estudantes costumam colocar as mercadorias dentro de mochilas e as donas de casa usam um carrinho de compras, por exemplo (nessa grossa classificação, me encaixo entre os estudantes).

* Statiegeld é o dinheiro que se recebe de volta ao se devolver cascos de cerveja ou garrafas plásticas de água ou refrigerante. Na maioria dos supermercados, basta depositar as embalagens vazias na máquina, que vai ler o código de barras e emitir um “vale”, cuja quantia pode ser de alguns centavos ou poucos euros, de acordo com a quantidade de vasilhames entregues. Dirigindo-se ao caixa, basta trocá-lo por dinheiro ou descontar o valor das compras.

Leia também:
Lixo é dinheiro
NEE/NEE-sticker

Anúncios
  1. 13 - 02 - 2008 às 5:26 am

    Excelente. Ao invés do blablabla eco-chato que rola aqui no Brasil, com um monte de seguidores-sem-cérebro que só ficam reclamando das sacolas plásticas, aí as coisas funcionam por que eles entendem que precisa haver retorno. É assim que a ecologia sempre funcionou, só os ambientalistas é que parecem não entender 😦

  2. 13 - 02 - 2008 às 3:09 pm

    Sou usuária da mochila e também da sacolinha de compras, que levo toda vez quando vou a supermercado. Adoro também a solução do statiegeld. Coisas simples e que tão facilmente podem ser incorporadas no dia-a-dia.

  3. Valerie
    15 - 02 - 2008 às 2:57 am

    Eu acho isso ótimo! Essa prática deveria ser usada aqui no Brasil, pois é muito desperdício e tem gente que leva sacolinha a mais pra usar como saco de lixo.
    Infelizmente o povo brasileiro tem cabecinha. Por exemplo, teve um mercado que tentou cobrar 0,05 centavos de real por uma sacola que era boa e grande (não dessas do carrefour que vc coloca uma coca e ela arrebenta), mas não deu muito certo, o povo reclamava e tiveram que voltar a dar as sacolinhas (de qualidade inferior) pro povo voltar a comprar lá (0,05 centavos!!!!!!!! get real!!!!!!)

  4. 15 - 02 - 2009 às 12:40 am

    Com calma e conscientização a gente chega lá… Por enquanto, uma atitude para os que não se satisfazem apenas com reclamações 😉
    http://matrioscas.wordpress.com/2008/04/10/bio-ou-reciclando-sacolas-plasticas/
    Até!
    Dani.

  1. 03 - 09 - 2008 às 7:33 am
  2. 27 - 07 - 2009 às 9:10 pm
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: