Início > O holandês > Holandês é ‘fácinho’…

Holandês é ‘fácinho’…

17 - 02 - 2008

Quando você pensa que domina um pouquinho do idioma do país onde você mora, você ouve que uma emissora de televisão vai apresentar “O grande ditado de gírias em holandês”.

E para sua grande frustração, assiste a abertura, uma montagem com a Rainha Beatrix, sentada no seu trono e fazendo um discurso, utilizando palavras e expressões usadas nas ruas, e não entende nada!

Não que quando ela fale seja fácil de entender – os habituais discursos da majestade holandesa costumam ser ‘traduzidos’ pela imprensa para uma linguagem mais popular.

Voltando ao programa dessa noite, ele é uma versão ‘pop’ do tradicional “grande ditado da língua neerlandesa“, com a participação de personalidades públicas da Holanda e Bélgica. Ganha quem escrever direitinho, com menos erros de grafia.

Para facilitar a participação do público não acostumado a usar gírias, a NPS disponibilizou um dicionário de gírias.

O ‘Groot Dictee der Nederlandse Straattaal’ será transmitido nesse domingo pelo Nederland 3, às 23h55.

Leia também:
Na Holanda todo mundo fala holandês

Anúncios
  1. 17 - 02 - 2008 às 8:06 pm

    vi em algum lugar que estudam anualmente os discursos e a pronúncia da rainha, para ver o quão próxima do holandês das ruas ela está.

    aparentemente, ao longo dos últimos 27 anos ela está gradualmente deixando de pronunciar os “r” no final das palavras. já anotei no meu caderninho de estudos 🙂

  2. 18 - 02 - 2008 às 11:39 am

    Ano passado eu assisti, mas nem tentei fazer. Por razões óbvias!

  1. 20 - 02 - 2008 às 9:42 am
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: