Início > Holanda > Airbag para proteger ciclistas

Airbag para proteger ciclistas

21 - 04 - 2008

Dia desses estava pedalando por Amsterdã quando me deparei com um pedaço da Kinkerstraat fechado. Muitos transeuntes observando. Duas meninas caídas no chão, bicicletas esparramadas pela rua, polícia as acudindo, aguardando a ambulância.

No dia seguinte, próximo à Leidseplein, vi quase a mesma cena. Dessa vez um menino havia sido jogado no asfalto, moto destroçada há alguns metros de distância, polícia isolando a área e chamando o socorro. Coincidência ou não, na mesma semana, vi um bonde atropelar um ciclista na Spuistraat.

Até então, não tinha a menor idéia da freqüência desse tipo de acidente. Amsterdã (e a Holanda em geral), é amiga das bicicletas. Ainda assim, 206 ciclistas perderam suas vidas em acidentes similares aos que descrevi em 2006.

De acordo com o Fietsersbond, o Sindicato dos Ciclistas da Holanda, quando se pensa em medidas de segurança no trânsito, pouco se faz para garantir a vida de pedestres e ciclistas.

Juntamente com o TNO, um instituo de pesquisa holandês, e a Autoliv, uma montadora de carros suíça, o Fietsersbond apresentou hoje uma proposta de um airbag que pode reduzir o número de ciclistas e pedestres vítimas fatais.

Clique aqui para ver a simulação de acidentes, com ou sem airbag.

Anúncios
  1. Danusa
    22 - 04 - 2008 às 9:14 pm

    Ola Daniela,
    Infelizmente tambem assisti essa cena na Kinkerstraat..ja não é a primeira vez que vejo algo assim tão triste..Acho que tudo que é feito visando a segurança de um todo é sempre válido. Muito bem informativo esse seu post.
    Abraços,

  2. Ana
    29 - 04 - 2008 às 10:12 pm

    Poderá ser uma forma de diminuir a mortalidade mas quanto a mim a solução está na educação dos utentes das vias públicas – automobilistas, ciclistas, motociclistas (ai, o que me irrita aqueles que andam na ciclovia a velocidades parvas) e os pedrestes – pois, apesar de Amesterdão ser pró-ciclista, é um facto que há muita gente em 2 rodas inconsciente… ó se há.

    Gostei do post! Elucidativo.
    bj, Ana

  1. 24 - 09 - 2008 às 10:31 pm
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: