Início > O holandês > Em quanto tempo se fala holandês?

Em quanto tempo se fala holandês?

20 - 05 - 2008

“Nossa, como você fala bem o holandês!” Essa exclamação não soa como elogio para B, que nasceu na Turquia. Embora tenha imigrado com seus pais aos seis anos de idade, agora, aos 29, ainda ouve essa frase de holandeses.

“Como se fosse impossível conseguir falar o idioma do país em que fui alfabetizada”, irrita-se.

Embora o assunto seja delicado, vou atrever-me a dar minha opinião.

Ao mudar de país, nos deparamos com uma cultura e um modo de ver o mundo diferente do que aqueles aos quais estamos acostumados. Talvez quanto mais tempo tenhamos vivido em nosso cantinho, mais difícil a adaptação no novo país.

Para uns, imigrar significa fazer fortuna e voltar pro país de origem. Por isso não vêem a necessidade de aprender o idioma. Às vezes, acabam passando uma vida toda por aqui sem falar holandês.

Outros têm planos de passar a vida toda no país novo mas não têm a oportunidade de aprender a língua, quer seja por motivos financeiros ou educacionais.

“A (princesa) Máxima aprendeu holandês em seis meses, mas ela não precisava trabalhar de segunda a sábado como faxineira”, opina D, holandês que conhece de perto a vida de brasileiras e brasileiros que exercem essa atividade.

Há também aqueles que optam por não usar o idioma. Tiveram a oportunidade de aprendê-lo, mas trabalham em uma companhia internacional cuja língua oficial é o inglês, convivem somente com expatriados e não têm a necessidade de conviver com holandeses.

Eu penso que dominar o idioma do país para o qual imigramos está relacionado com as sutilezas das emoções que nos ligam a esse país, do quanto estamos abertos para aceitar o fato de vivermos em uma outra cultura e das pessoas que nos cercam. Acredito ser necessário levar esses fatores em conta na hora de calcular o tempo necessário para se aprender o holandês.

Leia também:
Tempo de holandês
Ainda estudando holandês
Na Holanda todo mundo fala holandês

  1. 22 - 05 - 2008 às 1:25 am

    Daniela, adorei seus blogs!
    Será que eu aprendo alguma coisa em holandês em 3 dias?
    Acho que só sei straat!
    HAhahahahauhaha
    Abração

  2. claudia
    26 - 05 - 2008 às 12:22 pm

    Eu tô aqui faz uns 8 meses e nada!!! Minha filha já fala bastante. Eu tô bloqueada mas vou conseguir. rsrsrsrsrsrs!!! Sou brasileira e não desisto nunca ahahahahahahh!!!!!

  3. claudia
    26 - 05 - 2008 às 12:23 pm

    Tb moro aqui. QQr dia vamos tomar um chopinho por qui. Muito bom seu blog.

  4. 17 - 06 - 2008 às 3:47 pm

    Oi Daniela.
    Realmente são muito interessantes essas matérias!!! Vc não quer me dar umas dicas sobre onde procurar material apropriado para aprender holandês? Eu e minha família vamos nos mudar próximo a uma comunidade que fala holandês.

  5. Marina K.
    04 - 07 - 2008 às 11:21 am

    achei o blog por acaso e que grata surpresa, parabéns, delicioso de ler!
    Estou aqui fazem 3 semanas e devo ficar por uns bons anos por causa do trabalho do marido. Nem pensava em estudar holandês, mas lendo seu texto, acho que vai ser ótimo tentar estudar a língua. Fica aqui a perguntinha: alguma dica de onde aprender, alguma escola para indicar?
    Obrigada e novamente parabéns!

  6. 05 - 07 - 2008 às 12:06 pm

    Oi Marina e Mateus, bom que curtiram o blog. É difícil indicar escolas porque os cursos variam muito e um bom professor pode realmente fazer a diferença. De qualquer forma, escrevi sobre a minha experiência aqui.
    E aqui eu compartilho alguns links de websites que ajudam a aprender o idioma. Espero poder ter ajudado!
    abraços e obrigada pela visita!

  7. 13 - 07 - 2008 às 5:04 pm

    olá daniela, também adorei o seu blog. Estou a morar aqui em rotterdam a um ano e por enquanto não falo quase nada de holandês. Freqüento uma sala de aula uma vez por semana. você poderia dar me umas dicas de escolas ou cursos? Ficaria imensamente grata.

  8. Matt/Mateus
    03 - 08 - 2008 às 11:10 am

    Adorei o blog e eu me identifico muito com as suas palavras. Sou um americano que morou um ano no Brasil – aprendi a língua, convivi com brasileiras, e de uma certa forma, me “abrasileirei”. Agora vou mudar pra Amsterdã e estou me preparando pra aprender holandês. Sendo americano vai ser muito difícil não falar inglês com todo mundo.

    Como faço pra conhecer brasileiros em Amsterdã? Existe alguns grupos ou um centro comunitário?

  9. Deby
    24 - 11 - 2008 às 12:42 am

    Q legal..!!Muito interessante seu blog..Achei q por acaso..rs
    To precisando de entender e falar..rs esse Holandês..
    E la vai eu tb te pedir ajuda..me da umas dicas ai de como aprender essa lingua..acho dificil demais..rs
    E olha que meu namorado é holandês ..rs mas só quer falar português..Ate desanimo..!!

    Bom..Parabens pelo seu blog..!!
    Abracos..:<)

  10. 15 - 01 - 2009 às 1:08 am

    “Meu namorado é holandês, mas o coracao é de brasileiro. Odeia holandes e a Holanda, rsrs, mas como eu adoro aprender novas línguas, o obriguei a me ensinar a língua nativa dele… De presente de Natal ele me mandou um CD com um livrinho “LEARN DUTCH ON THE ROAD” … Pesquisando bem, holandes nao eh tão difícil!

    Dag Dag!

  11. claudia
    31 - 03 - 2009 às 1:30 am

    Oie boa noite!
    td bem com vc?
    Olha emcontrei seu site por acaso na net,
    mais quando abri adorei sabia!
    muito legal.
    sou casada com um holandes e temos um filho sabe?
    já faiz cinco anos,
    mais ele têm um trabalho dificil sabe? moramos em um barco esses de carga ele faz transporte de gasolina para outros paises.
    Então moramos nele, ai num nunca deu para eu ir na escola. ele mim compro ums livros para estudar em casa sabe?
    mim ajudor um pouco como á televisão. pois aprendo muito nela,
    mais agora com o bb crecendo mim sinto na necessidade de aprender mais sabe?
    então é isso..
    se vc souber de algu que possa mim ajudar de agradeço desde de já tipo alguns professores que possam da aula partucular em casa isso nos dias que o barco estiver parado, posso marca sabe?
    ou algum lugar onde eu possa comprar bons livros…
    te dezeijo tudo de bom beijos..

  12. marisa
    12 - 08 - 2009 às 7:40 pm

    Olá td bem adorei essas historinha, pois minha vida é muito parecida com essas pessoas que escreveram, pois sou casada com um holandes mas ele quer só falar em portugues adora o Brasil, mas eu preciso aprender porque nos casamos a 3 anos e preciso fazer uma prova aqui no Brasil no idioma dele e não sei nada, porque se não não posso morar lá ou seja ficar legalizada.Mas é um idioma dificil e não tenho muito interesse mas agora mas do que nunca preciso estudar,vc concehe um site legal que eu entenda e que me ajude a estudar?beijos

    • ieda
      20 - 08 - 2009 às 1:25 pm

      OI….sou de Porto Alegre Rio Grande do Sul , estou indo visitar a Holanda daqui dois meses, estou apavorada com a viagem. Encontrei alguns sites bons pra estudar ou pelo menos conhecer a língua holandesa. São estes: http://www.taalklas.nl.
      http://www.dutchgrammar.com/pt/index.php e http://www.livemocha.com espero que gostes. E queria que respondesse se a adaptação na Holanda é dificil ?
      Abraços

  13. Sele
    16 - 09 - 2010 às 2:20 pm

    Olá Daniela!!
    Muito legal seu blog.
    Estou aqui na Holanda, porque meu namorado é Holandes. Nos comunicamos em ingles. Estou tentando aprender o holandes, que nao é nada fácil. Uma coisa é voce estudar nos livros, outra coisa e escutar eles se comunicando. E dá a impressao que nao vamos aprender nunca!!!
    Eu também concordo contigo, quando diz que devemos sim aprender o idioma do país a qual se está vivendo. Eu ainda nao moro aqui, mas estou me esforçando aprender o necessario para passar no teste de imigraçao em Brasília, e depois seguir adiante.
    Considero o holandes um idioma difícil, mas nao vou desistir!!!
    Sucesso para todos aqui.
    Dag!!!!

  14. Karla
    30 - 09 - 2010 às 11:27 am

    Oi a todos,
    vivo na Holanda à treze anos e tenho o diploma NT2 de holandês.

    Holandês é uma lingua dificil de aprender . Com empenho e dedicação tudo se consegue nesta vida . Importante é práticar sobretudo com pessoas que ja falam a lingua.

    karla.

  1. 05 - 05 - 2009 às 11:04 pm
  2. 16 - 02 - 2010 às 10:18 pm
Os comentários estão desativados.
