Início > Típico holandês > As uvas-do-monte de Terschelling

As uvas-do-monte de Terschelling

15 - 07 - 2008

Terschelling é também sinônimo de cranberries (uvas-do-monte). Uma das empresas que as cultivam garante que esta ilha, localizada na província de Friesland, é o único lugar do mundo em que as frutinhas podem ser encontradas na versão orgânica.

Diz a ‘lenda’ que, por volta de 1839, diversos barris com bagas vermelhas foram encontrados na praia de Terschelling. Os jutters (colecionadores de objetos naufragados) se dirigiram rapidamente ao local, pensando que haviam encontrado um estoque de vinho. Decepcionados, deixaram as frutas nas dunas, que acabaram se adaptando e brotando no solo da ilha.

Aproximadamente em 1900, botânicos descobriram que as frutinhas que o mar levou à ilha são oriundas do norte dos Estados Unidos e que os indígenas as utilizavam freqüentemente por causa das propriedades medicinais. Anos mais tarde, aqui na Holanda, comprovou-se que as uvas-do-monte ajudam a combater os problemas dos rins e bexiga.

Atualmente, as cranberries continuam sendo plantadas na ilha. Tornaram-se populares e bastante comercializadas.

Com a fruta faz-se diversos produtos, a maioria de maneira artesanal, tais como, xaropes, sucos, vinhos, licores e destilados, mostarda e molho para sobremesa ou carnes, chás, além de cremes hidratantes para o corpo, sais de banho etc etc etc.

Em Terschelling, diversas pequenas propriedades oferecem ao turista a possibilidade de participar dacolheita.

As cranberries de Terschelling podem ser encontradas na maioria das lojas de produtos naturais holandesas.

Anúncios
  1. 15 - 07 - 2008 às 10:39 pm

    Participar da colheita eu “passo”, valeu (sedentário, urbano & preguiçoso ;P)

    Mas muito interessante esse detalhe da cultura aí de Terschelling, Dani!

    :** com saudade de papear 🙂

  2. 18 - 12 - 2008 às 2:05 am

    gostaria de algumas sementes se possível dessas cranberries. Gostaria de ver como é. Aqui no brasil não conheço. Também se poder mandar algumas amostras de produtos feitos com ela? obrigado

  1. 27 - 07 - 2008 às 4:52 pm
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: