Início > Amsterdã > Mais teatro ao ar livre!

Mais teatro ao ar livre!

20 - 07 - 2008

Numa noite dessas de verão, você pega a sua bici e vai até o Amsterdamse Bos. Logo na entrada do bosque, vê plaquinhas marrons que indicam onde fica o Bostheater. É preciso pedalar pelo menos outros cinco quilômetros para chegar ao teatro do bosque.

No caminho, vê meninos jogando futebol nos gramados de ambos os lados da ciclovia, vê árvores frondosas que não acabam mais, um grande lago e continua seguindo as tabuletas.

Grupos fazem caminhadas, há mais ciclistas pedalando, um avião no céu – estamos perto do aeroporto de Schiphol. A sinalizacão indica que o teatro está próximo.

Finalmente estaciona a sua bicicleta e caminha alguns metros, em direção à entrada do teatro que tem o céu como teto.


Dois contâiners funcionam como bilheterias. Com ingresso na mão, sobe uma pequena rampa e vê uma mesa. Atrás dessa mesa estão algumas pessoas. Elas lhe oferecem uma almofada vermelha, para deixar o banco de madeira mais confortável, e uma manta azul, dessas de companhia aérea, para te aquecer. Há também a possibilidade de untar o corpo com repelente de insetos.

O teatro em formato de arena tem capacidade para duas mil pessoas. Você escolhe um lugar e espera o espetáculo começar.

Pessoas ao seu redor aproveitam para abrir um vinho rosé, outros degustam a salada ou recheiam com queijo as baguetes que trouxeram de casa, enfim, verdadeiro piquenique.

Como o Oerol e o Over het IJ, o teatro ao ar livre do Amsterdamse Bos acontece anualmente durante o verão. A diferença é a duração e a quantidade de espetáculos. No caso do Bostheater, apenas uma única peça fica em cartaz por temporada.

Uma reportagem (com legendas em inglês) sobre a peça desse ano:

Zomergasten (Os veranistas), de Máximo Gorki, pode ser visto até 6 de setembro no Bostheather. As apresentações acontecem de terça a sábado, sempre às 21h30.

***

Curiosidades do Amsterdamse Bos:

* No total, o bosque possui 10 milhões de metros quadrados.

* A plantação do bosque iniciou-se em 1930, época em que a cidade possuia mais de 50 mil desempregados. A idéia da prefeitura foi fazer uma grande obra pública para, com dinheiro do reinado, diminuir o desemprego.

* As últimas árvores foram plantadas em 25 de março de 1970 por estudantes.

Anúncios
  1. 21 - 07 - 2008 às 7:10 pm

    MUITO legal, Dani, incluindo a reportagem. Coisas que aqui no Brasil não se vê, né?

    :***

  2. 24 - 07 - 2008 às 10:02 pm

    Muito maneiro! Adorei a dica.
    Bjs

  1. 02 - 08 - 2008 às 3:39 pm
  2. 08 - 08 - 2008 às 5:07 pm
  3. 15 - 06 - 2009 às 2:22 pm
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: