Início > Amsterdã > Copo com caução

Copo com caução

01 - 09 - 2008

Cris e Roberta, um casal de brasileiros de passagem por Amsterdã, aproveitaram o final de semana para curtir o Uitmarkt.

Na abertura da temporada cultural 2008/2009 da cidade, puderam assistir gratuitamente a diversas apresentações, como a do The violent husbands, a mais aplaudida por eles.

Entre um show e outro, freqüentaram os bares do evento e descobriram o copo retornável:

“Você paga a cerveja e uma quantia a mais. Quando você devolve o copo, você recebe o dinheiro de volta”, explicou Cris, que gostou da idéia.

***
– A primeira vez que o chamado ecobeker (copo ecológico) foi utilizado no Uitmarkt foi em 2000.

– A sub-prefeitura do centro de Amsterdã possui ecobeker para festivais e outros eventos massivos. Foi usado pela primeira vez em 2004, durante a Gay Pride. Investiu-se 28 mil euros em 50 mil exemplares do copo retornável.

– O objetivo é diminuir o lixo durante e limitar a coleta depois do evento, o que representa uma diminuição dos custos com a limpeza, além de contribuir com o meio ambiente ao reciclar o material que mais tempo demora para se decompor.

– O copo ecológico é feito de um plástico resistente. Após lavado, pode ser usado novamente por no mínimo 40 e no máximo 100 vezes. “O ecobeker é melhor do que o copo de plático e mais seguro do que o de vidro”, assegura a prefeitura de Amsterdã.

Leia também:
Lixo é dinheiro
Nee/Nee sticker
Usar de novo = economizar

Anúncios
  1. 02 - 09 - 2008 às 8:28 pm

    Neste sábado fui no Uitmarkt e me diverti com a esperteza das crianças coletando os copos. Adoro a iniciativa.

  2. 04 - 09 - 2008 às 7:17 pm

    Inteligentes… a Holanda parece um aprendizado constante de civilidade comparada aqui com os trópicos né não?

    :**

  1. No trackbacks yet.
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: