Início > Holanda > A ervinha salgada

A ervinha salgada

08 - 09 - 2008

O dia estava nublado. Céu cinza, embora a temperatura estivesse amena. Decidimos fazer uma caminhada pelo Boschplaat, a reserva natural que fica no oeste da ilha de Terschelling.

Caminhamos próximo ao dique no mar de Wadden, sob uma área chamada de kwelder, ou seja, onde a argila do mar vai se transformando e permite, ao longo dos anos, o estabelecimento de vegetações.

Uma plantinha chamou a minha atenção. Percebendo o interesse, o namorado explicou que a Zeekraal (ou seja a salicórnia) é comestível. Aguçou a curiosidade culinária!

A salicórnia pode crescer nos pântanos salgados, praias e mangues e é comum na Europa e Estados Unidos. Na Holanda, a ervinha salgada está presente em Terschelling e na província de Zeeland.

*** De volta a Amsterdã, finalmente a encontrei no boerenmarkt, a feira de produtos orgânicos, que acontece aos sábados em volta da Noorderkerk. Levei pra casa, procurei uma receita e finalmente a provei em uma paella deliciosa.

*** A salicórnia foi encontrada recentemente no litoral de Santa Catarina. Segundo o Globo Repórter, desenvolve-se pesquisas para transformá-la em uma espécie de sal menos salgado, para pessoas que necessitam seguir uma dieta especial.

*** O Boschplaat, em Terschelling, é famoso por abrigar muitas espécies de pássaros e borboletas. Grande parte da reserva é inacessível para seres humanos para que as aves possam construir seus ninhos.

Anúncios
  1. 09 - 09 - 2008 às 2:14 pm

    Vivendo, visitando o submarina e aprendendo. Quando estive em Terschelling não encontrei a salicórnia 🙂
    bj

  2. 09 - 09 - 2008 às 2:49 pm

    Pois é Bailandesa… eu visito Terschelling faz um tempão, além de ir lá pelo menos umas três vezes por ano. E só na última vez é que as encontrei! Depois disso, também já as encontrei em mercados de produtos orgânicos. Agora viraram minhas ervinhas prediletas… se souber de alguma receita que leve salicórnia me avise! 😉
    beijo,

  1. No trackbacks yet.
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: