Início > Amsterdã, Holanda > O Marrocos fica ali na esquina

O Marrocos fica ali na esquina

07 - 12 - 2008

A padaria marroquina é a que prepara o melhor croissant da vizinhança, na opinião do namorado. Ela fica bem próxima da nossa casa. Basta ir até o final da rua, virar à esquerda, atravessar uma rua e na esquina está a Al Maghrib, cuja vitrine é decorada com letras do alfabeto árabe em vermelho.

Neste sábado, vi não apenas a caligrafia árabe mas vi que o estabelecimento estava completamente cheio. Homens, mulheres e crianças. “Será que espero esvaziar do lado de fora ou entro?”, me perguntei. Entrei.

Percebi que haviam duas filas. Por um momento hesitei: “Em qual fila devo ficar?”. Um cliente indicou para uma menina, que recém havia entrado na padaria, onde ela deveria ficar: na fila da esquerda. Achei que também não tinha outra opção, já que a da direita era composta apenas por homens. Talvez tenha hesitado porque na da esquerda eu era a única mulher que não usava véu islâmico.

Uma vez na fila olhei para o balcão e percebi que os atendentes falavam um dos dialetos árabes. Descobri que não era a única que não decifrava os pedidos. Uma mulher que estava atrás de mim perguntou a um funcionário da padaria se alguém falava turco. “Não temos nenhum colega turco”, respondeu o rapaz. “Mas eles falam um pouquinho de holandês, não?” perguntou a senhora que também usava véu islâmico.

pão marroquinoVagarosamente os clientes iam sendo atendidos. A maioria deles levava os típicos pães redondos marroquinos. Finalmente chegou a minha vez. Pedi os macios croissants. Recebi-os, paguei, virei-me para trás e vi que a fila estava do mesmo tamanho do que quando entrei. A formação também era a mesma: homens à direita, mulheres à esquerda. Movimentei-me com dificuldade entre as pessoas – que conversavam entre si em árabe, abri a porta e voltei para a Holanda.

Leia também:
Holandês num bairro ‘multiculti’?
Na Holanda todo mundo fala holandês
Pra quê serve a idade?
O que vai em cima do seu boterham?

  1. 08 - 12 - 2008 às 2:08 pm

    Ela voltou!! Que coisa boa. Humm fiquei com água na boca pelos posts que virão e pelo pão marroquino.

  1. 26 - 01 - 2011 às 11:09 pm
Os comentários estão desativados.
