Início > Holanda > Para ser político basta morar na Holanda

Para ser político basta morar na Holanda

11 - 12 - 2008

Pessoas que moram a mais de cinco anos na Holanda podem votar e serem votadas. Ao menos para fazer parte e/ou eleger os membros do Conselho Municipal, que representa os moradores de cada cidade.

Este órgão estabelece as linhas gerais de uma prefeitura e fiscaliza o trabalho dos vereadores e do prefeito. Um conselheiro municipal participa de reuniões e lê todos os papéis relacionados com a prefeitura, além de precisar estar a par de tudo o que acontece na cidade.

Para ser conselheiro basta ser maior de 18 anos, morar legalmente no país por mais de cinco anos e ser membro de um partido político.

Li isso no livro Eenvoudige Staatsinrichting, que explica de maneira simples como o Estado Holandês funciona. Lá está escrito inclusive que os partidos políticos costumam ter dificuldade em encontrar pessoas que queiram se candidatar para essas funções.

O motivo: dependendo da prefeitura os membros do conselho trabalham de 30 a 100 horas mensais. Tal trabalho precisa ser feito nas horas vagas. Ainda que eles recebam uma ajuda de custo, o valor não é suficiente para pagar as contas do mês…

Mais sobre o sistema de governo holandês? O Brasileiros na Holanda explica.

Anúncios
  1. 11 - 12 - 2008 às 4:34 pm

    Isso eu não sabia! Já tá se preparando pro seu voto? bj

  1. No trackbacks yet.
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: