Início > Holanda, O holandês > This is so Dutch!

This is so Dutch!

12 - 12 - 2008

Uma vez encontrei o livrinho Total Dutch na biblioteca da rádio em que eu trabalhava. Total Dutch, meer dan duizend woorden en uitdrukkingen met Dutch, de Ton Spruijt, é uma coletânea do uso e significado de mais de mil palavras e expressões com a palavra Dutch nos países em que o inglês é a língua materna.

totaldutchGoing Dutch é uma das expressões conhecidas internacionalmente. Se amigos saem para jantar juntos, cada um paga exclusivamente aquilo que consumiu. Going Dutch também pode significar ir para o banheiro do restaurante minutos antes da conta chegar à mesa, com a intenção de não pagá-la.

The Dutch courage, a coragem holandesa, é obtida depois de tomar (muito) jenever (o aguardente holandês), Dutch way, o jeito holandês, é um eufemismo para o suicídio e por aí vai.

Ton Spruijt ordenou o livrinho por capítulos temáticos. E assim, a palavra Dutch é usada na Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul e outros países no mundo da culinária, reino animal, esporte, artes e para apelidos.

Ele também dá uma breve descrição histórica do termo, bem como desde quando ele é utilizado. “Uma coleção de fatos e curiosidades sobre o comportamento dos holandeses no exterior durante os séculos”, diz o texto de orelha do livro.

O livro é um pouco antigo, não sei se é possível encontrar um novo. De qualquer forma, seguem aqui os dados:

Total Dutch…een Engels-woordboek : meer dan duizend woorden en uitdrukkingen met Dutch, vertaald, verklaard en toegelicht
Ton Spruijt
ISBN: 9789025498825

%d blogueiros gostam disto: