Início > Típico holandês > Sabor do inverno 3: stamppot

Sabor do inverno 3: stamppot

22 - 12 - 2008

Eduard comemorou seu aniversário cozinhando para os amigos. Entre os convidados estava o pai dele que, durante o jantar, sentou ao lado da única estrangeira na mesa.

“Este é o stamppot boerenkool, ou seja, um purê de batatas espremido com o boerenkool” (uma espécie de repolho), explicou-me o pai do cozinheiro. Em seguida mostrou-me as lingüiças e disse ser o acompanhamento típico. Mostarda, pedacinhos de bacon frito, pepinos e cebolinhas em conserva também estavam à disposição dos convidados.

02-boerenkool_420x316Em uma das tigelas estava o jus, ou seja, o molho à base de manteiga que completa a refeição e é disposto da seguinte maneira no prato:

“Holandeses constróem diques em todos os lugares, inclusive na hora de comer. Este é o motivo pelo qual fazemos uma montanhinha com o purê de batatas, cavamos um buraco no centro e lá despejamos o molho”, finalizou o pai de Eduard, enquanto enchia com o molho o diquezinho que havia construído.

Leia também:
Sabor do inverno 2: oliebollen
Sabor do inverno 1: poffertjes

  1. 05 - 04 - 2009 às 11:06 pm

    Acho lindo comer comida típica. E ainda com a sorte de ser levado pela mão por um condutor experiente nas tradições. Estes, muitas vezes, já me salvaram a ocasião. Beijo para a querida Dani.

  1. 16 - 02 - 2010 às 10:56 pm
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: