Início > Holanda > Jornal holandês tem edição em inglês

Jornal holandês tem edição em inglês

28 - 12 - 2008

O NRC Handelsblad, jornal holandês de circulação nacional, tem uma versão online em inglês. O website, em parceria com o alemão Spiegel online, tem a idéia de dar uma visão ‘européia’ às notícias, bem como disponibilizar conteúdos que apenas o público que lê alemão ou holandês até então tinha acesso, segundo o vídeo que explica a iniciativa.

Além das notícias, colunas e opiniões do jornal, há também o Denglish, o blog de Maarten H. Rijkens, autor de I always get my sin. Bem humorado, Rijkens conta os causos de holandeses que traduzem literalmente expressões holandesas para o inglês.


NRC segundo a batateira

O NRC Handelsblad é o jornal que recebo em casa todas as tardes, de segunda à sábado. Antes assinava o NRC.next e aos finais de semana o De Volkskrant. Mas lendo o NRC é que me sinto informada. O diário parece publicar apenas aquilo que puderam comprovar através de diversas entrevistas, ouvindo os envolvidos e procurando dar uma visão mais completa dos fatos. Jornalismo sério e leitura agradável. Gosto das entrevistas e reportagens. É como se os jornalistas tivessem realmente tempo necessário para checar tudo, escolher o melhor estilo para contar a história, descrever o local.

Os correspondentes internacionais escrevem histórias exclusivas, aprofundadas e confiáveis. Tenho como referência os artigos de Philip de Wit, jornalista do NRC no Rio de Janeiro. Os artigos dele que li, mesmo os publicados no caderno de cultura ou de viagem descrevem o Brasil sem clichês, partindo de assuntos ou conceitos que são conhecido apenas por quem mora no Brasil. De Wit explica, por exemplo, desde o que é comprar fiado até os rumos da economia brasileira.

Poderia continuar com os elogios ao jornal de orientação liberal, embora eu tenha uma posição mais social-democrata mas…

… por hora, peço desculpas por só informar agora que o NRC em inglês já está no ar desde 16 de setembro…

%d blogueiros gostam disto: