Início > Holanda > Flores quenianas na Holanda

Flores quenianas na Holanda

13 - 06 - 2009

imgO Holland doc, programa da tv holandesa de documentários, exibiu Bloeiende Handel essa semana. Negócio que floresce (traduzindo) segue três moradores de Naivasha, uma vila queniana que sofre as consequências da instalação de uma empresa de flores.

Uma das retratadas no documentário é Jane. Ela é uma mãe jovem. Tem quatro filhos. Trabalha das sete da manhã às dez da noite. Chega em casa cansada e vai cozinhar para as crianças, cantar com elas e alfabetizá-las.

O pequeno e humilde lar de Jane não tem banheiro. Mas ela não sai de casa à noite caso precise fazer as necessidades básicas por que corre o risco de ser estuprada… e essa é apenas uma parte da história de Jane.


Uma quantia das flores que podem ser encontradas nas floriculturas e mercados holandeses são oriundas do Quênia, bem como de outros países africanos, latino-americanos ou asiáticos. E o que fazer aqui, desse lado do mundo? Boicotar as flores?

Bloeiende Handel pode ser assistido aqui. É possível compreender o documentário mesmo sem entender holandês. Não há narração e a maioria dos personagens fala inglês.

  1. Ana
    15 - 06 - 2009 às 9:37 pm

    yupiiiiiii!! estás de volta!!

    Impressionante, sem dúvida! Um outro documentário desse malfadado continente é O Pesadelo de Darwin. Em prole do dito ‘progresso’ condenam-se milhões à fome. Isto, é claro com a cumplicidade de comunidade internacional e de todas as instituições

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: