Início > O holandês > Um pouco de progresso…

Um pouco de progresso…

06 - 07 - 2009

Começo a perceber que tenho uma certa fluência no holandês. Não que fale 100% correto ou que eu não tenha sotaque. E a fluência depende muito de com quem em falo e em quais circunstâncias.

Num ambiente descontraído como no festival Over Het IJ consigo formar frases completas, as pessoas me entendem e nem sequer me perguntam de que país eu sou.

Este progresso se deve ao fato de eu poder abrir mais a boca em holandês. Tudo começou nos festivais de teatro de 2008, na condição de voluntária.

Embora o post linkado na frase anterior traga as vantagens do voluntariado, só agora percebo o quanto foi difícil me comunicar com as pessoas naquela ocasião. Esse ano está muito mais simples dar informações para o público do Over Het IJ.

No fim do ano passado iniciei uma especialização em jornalismo que me garantiu um lugar como trainee na mídia holandesa. Seis meses depois ouço do chefe, colegas e da coordenadora do curso: “o seu holandês melhorou bastante!”

E aí você pergunta:

“como é que eles te deram emprego e uma bolsa de estudos se o seu holandês não era tão bom?”

Claro que todos os cursos de holandês que frequentei formam a base. E sempre que posso ainda tomo café com a minha velinha. Hoje mesmo aprendi um monte de palavras novas com ela. Mas é apenas trabalhando e estudando em holandês que consigo notar um pouco de progresso.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 16 - 02 - 2010 às 10:19 pm
Os comentários estão desativados.
