Início > Típico holandês > (Verhagen_Tweetup #1) Bem vinda Ba-ta-te-i-ra

(Verhagen_Tweetup #1) Bem vinda Ba-ta-te-i-ra

03 - 08 - 2009

Minha bolsa passa pela esteira e eu pelo detector de metais. Os funcionários da portaria e segurança indicam a escada rolante. No andar superior preciso provar quem eu sou com um documento original de identidade.

Foto: Daphne Horn/Flickr

Foto: Daphne Horn/Flickr

“Bem vinda ba-ta-te-i-ra”, ouço de uma das recepcionistas. Basta aguardar a chegada de mais alguns convidados para que um dos funcionários abram a porta de vidro e nos leve à festa ministerial.

***

Não hesitei em me convidar quando o ministro holandês Maxime Verhagen twittou que “10 mil seguidores no twitter era motivo para comemoração” e que “a recepção era para os 100 primeiros que se inscrevessem”. Quando já havia esquecido que havia enviado um e-mail, recebo uma resposta formal, pedindo para confirmar minha presença, já que a lista de espera era gigantesca.

O que se faz em uma festa na qual a maioria dos convidados tem em comum o fato de seguirem a mesma pessoa, nesse caso, o ministro holandês das relações exteriores? E porque tanta gente tem interesse em ir à festa de Verhagen?

***

Embora o público dessa festa seja holandês, o “welcome batateira” foi em inglês. Suponho que isso aconteceu não apenas porque meu documento confirmava que não era holandesa, mas também por estar falando com estranhos. Coisas da timidez. Minha voz fica mais baixa do que o normal e cometo diversos erros em holandês. Descobri que, na maioria dos casos, esse é o motivo pelo qual holandeses usam o inglês ao invés do idioma deles.

Uma funcionária do ministério abriu a porta para nós. Sonia era a outra convidada que caminhou comigo em direção da festa.

– Waar kom je vandaan?
– Brazilië.
– Ik bedoel… waar woon je?

Estava em Haia. Sonia vinha de Utrecht e os presentes haviam viajado de todos os cantos da Holanda para participar desse “marco histórico na política holandesa”, como Sonia classificou o evento.

(continua)

  1. 03 - 08 - 2009 às 1:13 pm

    Continua?? Aaaaaahn, bolas, terei de esperar!

    Ok, ok. vou ficar aqui no F5, pra ler o resto.

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
