Início > Típico holandês > (Verhagen_Tweetup #2) O ministro que twitta

(Verhagen_Tweetup #2) O ministro que twitta

04 - 08 - 2009

Em outubro do ano passado a curiosidade (e um trabalho do mestrado) fez com que eu telefonasse para a assessoria de imprensa do ministério holandês de relações exteriores para perguntar quem twittava pelo ministro Maxime Verhagen. “A maioria dos tweets é dele”, respondeu um dos porta-vozes.

tweet

Verhagen é um dos poucos políticos holandeses que usa o twitter como estratégia de comunicação para com os seus eleitores e outros interessados no que ele anda fazendo. Muitos outros entram em contato com os cidadãos através das comunidades virtuais. A maioria usa essas ferramentas durante as eleições.

O diferencial de Verhagen é que o usa enquanto executa suas funções, o que dá transparência e credibilidade ao trabalho dele. Até mesmo quem discorda da linha política dele acaba o admirando.

As mensagens postadas por ele entre uma reunião, uma viagem e outras atividades tornam esse funcionário público mais humano. “Ele até come omelete”, exclama uma das suas seguidoras.

Come omelete, reclama do trânsito e responde aos ‘tweets’ dirigidos a ele. Motivo pelo qual estava curiosa para conhecê-lo pessoalmente.

***
Cadê o ministro?
A sala estava repleta de mesinhas redondas, que se vê comummente em congressos. Devem ter um nome. São mesas altas para que as pessoas possam consumir em pé o que está sendo servido. A maioria dos convidados já havia chegado e rodeavam as tais mesinhas, nas quais haviam porções de amendoim.

Sonia e eu nos dirigmos ao bar para nos servirmos e, em seguida, caminhamos pelo local da recepção, procurando identificar os presentes. Colado à parede no início da sala, estava um pequeno palco. Em cima do palanquinho estava um telão, no qual todos os tweets com a tag #VerhagenTweetup eram exibidos em tempo real. Um desses tweets respondia a pergunta que, aquele momento, nos fazíamos: o ministro não havia chegado. Estava em uma reunião ministerial.

***

A prática de Verhagen não é muito apreciada no governo holandês. Uma vez ele foi repreendido pelo ministro presidente, Jan Peter Balkenende por ter postado uma foto de uma dessas reuniões ministeriais. Verhagen foi diversas vezes entrevistado sobre seu hábito de twittar. Parece que a popularidade do ministro cresce junto com a do twitter.

(continua)

  1. Bart
  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: