Início > Típico holandês > Na mesma, lucro ou prejuízo?

Na mesma, lucro ou prejuízo?

15 - 08 - 2009

Sempre carrego um strippenkaart de 45 zonas na bolsa. Custa 21,60 euros e sai mais em conta do que comprar no ônibus.

Como quase não uso transporte público não costumo olhar o quanto já usei. Um mês atrás só percebi que o meu estava totalmente utilizado quando já estava dentro do ônibus ou bonde.

O jeito era comprar um um ‘2-strippenkaart’ na mão do motorista, que custa 1,60 euro. Ao invés disso, ele me vendeu um wegwerpchipkaart, que custa 2,60 euros e é válido por 24 horas. Esse cartão faz parte do novo sistema de pagamento de transporte público na Holanda, o OV-chipkaart.

Achei um absurdo pagar dois euros e sessenta por um trajeto de menos de cinco minutos. Também achei um absurdo eu não estar avisada de que não se vendia mais strippenkaart dentro do ônibus, mas essa é outra história. O fato é que não usaria mais transporte público naquele dia, o que, na prática, significava ter perdido 1 euro.

Depois de, pela segunda vez, ficar irritada por pagar dois euros e sessenta por cinco minutos dentro do ônibus, decidi usar o OV-Chipkaart que possuo desde o início desse ano. Tenho uma assinatura anual do trem para o trajeto casa – trabalho. O cartão é automaticamente um OV-chipkaart, basta colocar crédito. Abasteci-o com cinco euros.

Nessa semana usei o OV-chipkaart pela primeira vez. E paguei UM euro pelo mesmo trajeto que havia pago 2,60 euros! Só não sei se isso significa lucro ou prejuízo em relação ao 45-strippenkaart.

Leia também:
OV fiets

  1. 15 - 08 - 2009 às 6:23 pm

    eu tenho usado o OV faz um tempo, e preferi deixar pra lá a comparação com o 45 strippenkaart (depende muito da zona). mas como alguém bastante esquecido, aviso: se você não fizer o checkout no cartão, paga 4 euros pela viagem. aí sim sai caro😦

  1. 04 - 11 - 2009 às 1:45 pm
  2. 07 - 02 - 2011 às 1:27 pm
Os comentários estão desativados.
