Início > Típico holandês > De onde elas vêm, pra onde vão?

De onde elas vêm, pra onde vão?

12 - 12 - 2009

Elas estão por todos os lados nesta época do ano. A tradição ‘manda’ comer oliebol na virada de ano. E os oliebollen podem ser comprados nos supermercados, padarias e, claro, nas oliebollenkraampjes, espalhadas por todos os lados. Os trailers que vendem o oleoso bolinho estão em cada esquina.

As chamadas oliebollenkraampjes surgem a partir de outubro, ficam nas ruas até o final de dezembro e depois desaparecem. Para onde elas vão?

A maioria das pessoas que vendem oliebol trabalham nos parques de diversão ambulantes, conhecidos como kermis.

Durante o inverno não há kermis. Por isso eles vendem oliebol. De janeiro a março a maioria não encontra trabalho ou vai para países vizinhos, onde há kermis. Na Holanda, a temporada de kermis começa em abril.

Há também aqueles que vendem o bolinho por hobby, como é o caso de um outro dono de oliebollenkrampje. Durante o ano todo ele trabalha como padeiro numa das grandes fábricas de pães. No período pré-natal e ano novo ganha um dinheiro extra preparando os bolinhos.

O trailer utilizado por ele foi um dia o transporte de férias da família. Agora o automóvel é apenas utilizado para a venda dos bolinhos por uma razão simples: o cheiro do óleo predomina…

Leia também:
Sabor do inverno: poffertjes
Sabor do inverno 2: oliebollen
Sabor do inverno 3: stamppot

  1. 14 - 12 - 2009 às 9:50 pm

    Eu adoro o supe calórico e nada nutritivo Oliebol.🙂 Legal o post. Não sabia de onde eles vinham.

  2. Karla
    31 - 10 - 2010 às 6:47 pm

    Oliebol que gostoso!!!Mas só na época do Natal.

  1. 31 - 12 - 2009 às 11:06 am
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: