Início > Nederland, O holandês > Aprendi bastante holandês…

Aprendi bastante holandês…

16 - 02 - 2010

No final de 2008 comemorava por aqui que havia conseguido realizar o meu sonho: trabalhar na minha profissão e em holandês.

Juntamente com o mestrado em “jornalismo num ambiente crossmidiático” tive a oportunidade de, durante o ano de 2009, ser redatora do programa Laat op 2 da Radio 2.

Os dias eram puxados no mestrado. Haviam semanas em que os professores falavam por mais de três horas consecutivas. O dicionário era meu companheiro de aula. Como o holandês é a língua materna dos professores e colegas de sala, tive a oportunidade de aprender muito mais do idioma do que em qualquer outro curso que já havia realizado.

O mesmo aconteceu no trabalho. Foi lá que tive realmente um curso de integração. E notei progresso. Encerrei esse ciclo em janeiro desse ano, quando a reportagem que fiz para a conclusão do meu mestrado foi transmitida pela Radio 1.

Após essa experiência, confirmo: é possível trabalhar em holandês – até mesmo como jornalista, profissão em que o idioma é fundamental.

Nesse ano aprendi bastante holandês. No entanto, falta-me ainda a fluência e o vocabulário para poder desenvolver melhor as minhas idéias nesse idioma.

Poderia continuar numa redação em holandês, mas achei que esse ainda não era o momento. Por isso decidi voltar para a Radio Nederland Wereldomroep em português, agora como repórter.

Vou continuar investindo no meu sonho de ser jornalista em holandês que agora tem em quem se espelhar: no tcheco Martin Šimek.

Leia também:
Em quanto tempo se fala holandês?
Na Holanda todo mundo fala holandês
Ainda estudando holandês
Tempo de holandês

  1. 22 - 02 - 2010 às 11:39 pm

    Acho que você sabe o quanto admiro a sua perseveranca e dedicação. Volto a estudar holandês em abril. Também noto que o meu holandês melhorou no ambiente de trabalho, mas estou bem longe do nível desejado.

    Parabéns por todas as conquistas!

  2. Lu
    03 - 03 - 2010 às 5:29 pm

    Eu gosto tanto de ler o que você escreve. Como poderiamos conversar?

    • 16 - 03 - 2010 às 9:37 am

      Via twitter, Lu? Ou então deixa seu email por aqui que eu te escrevo!

  3. Lu
    05 - 03 - 2010 às 12:18 am

    Passa o seu contato pra mim por aqui?

  4. d.
    26 - 03 - 2010 às 3:43 am

    chiqueresima, senhora dani…

  1. 12 - 07 - 2010 às 11:16 am
  2. 12 - 07 - 2010 às 11:18 am
  3. 31 - 01 - 2011 às 11:48 pm
Os comentários estão desativados.
